Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia da Consciência: Homenagem a Aristides de Sousa Mendes, o 'Schindler' português...

Setenta anos depois do acto heróico que salvou a vida a cerca de 30 mil judeus, o diplomata português Aristides de Sousa Mendes é recordado numa missa, esta quinta-feira, às 19h00, na Sé de Lisboa.





O cônsul Aristides de Sousa Mendes e outros diplomatas e não-diplomatas que durante a II Guerra Mundial salvaram refugiados do Holocausto serão homenageados em Lisboa, na quinta-feira, dia 17, no âmbito do Dia da Consciência.

Para assinalar a data, decorrerá uma missa na Sé de Lisboa, pelas 19h00, celebrada por D. Tomás da Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa e Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa. No mesmo dia, às 18h00, também o Vaticano celebrará uma missa de Acção de Graças pela memória do diplomata português.

"Sousa Mendes é reconhecido por Yad Vashem [memorial, em Jerusalém, pelas vítimas do Holocausto] como uma das primeiras pessoas a tomar uma atitude pró-activa para salvar as vítimas da perseguição Nazi, e um dos que mais pessoas salvou", pode ler-se no blogue dos Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, cuja missão é divulgar e homenagear o acto de coragem do diplomata português.

Vistos para todos

Durante a II Guerra Mundial, em Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes arriscou a sua carreira diplomática em Bordéus, montando um sistema de concessão de vistos de entrada em Portugal, que salvou a vida a cerca de 30 mil judeus, ricos e pobres, membros de governos e famílias reais, industriais e estrelas de cinema, escritores e músicos.

O Dia da Consciência é celebrado todos os anos, em vários países, desde 2004. Na próxima quinta-feira, celebram-se os 70 anos do acto heróico de Sousa Mendes, de Cabanas de Viriato e Braga a Bordéus, Nova Iorque, São Francisco e Montreal.

Texto in Expresso online, 14-6-2010

Nota do Zorate:

Sou um acérrimo admirador de Aristides de Sousa Mendes.

Na iniciativa “o melhor português de sempre” foi ele o meu escolhido.

Quando vejo as atrocidades cometidas por Israel percebo que aquele Estado hebraico não está à altura do exemplar humanismo do "nosso" Aristides de Sousa Mendes, Oskar Schindler e outros.

Mas isso, são contas de um outro rosário...

1 comentário:

Beijoz xx! disse...

VER também o blog dos Amigos de Sousa Mendes
http://amigosdesousamendes.blogspot.com

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.