Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Macário Correia acaba com rebaldaria dos "encostados públicos" da Câmara Municipal de Faro...

Acabar com "maus hábitos" e "vícios antigos" instalados na Câmara de Faro é o objectivo do líder da autarquia, Macário Correia, ao decidir proibir os funcionários municipais de permanecer "em estabelecimentos de comércio de bebidas" durante as horas de trabalho.





A prática é conhecida e comentada em surdina por todos os que frequentam os estabelecimentos de restauração da Cidade Velha onde fica situado o edifício da Câmara Municipal. Mas foi o social-democrata Macário Correia quem colocou o dedo na ferida ao ser o primeiro autarca em Portugal a acusar publicamente os funcionários de passarem “horas do tempo de serviço pago pelos contribuintes em amena conversa nos bares”.

O autarca do PSD assinou um despacho interno proibindo as pausas prolongadas. O aviso é claro: qualquer situação do género que seja detectada “será tratada como ausência injustificada e resolvida nos termos da lei”. ´

A justificação prende-se com o facto de haver “milhares de processos em atraso” e de cidadãos e empresas à espera “ansiosamente por respostas a que têm direito”. Enquanto isso e em vez de estarem nos seus postos de trabalho, “dezenas de funcionários passam horas do tempo de serviço pago pelos contribuintes em amena conversa nos bares”, lê-se no despacho assinado pelo presidente da Câmara.

“Se você estivesse meses e meses à espera de um despacho e não o tivesse porque o funcionário que deveria tratar disso passava a maior parte do tempo no café, certamente não gostaria”, exemplificou Macário Correia, ao JN. Foi precisamente por ter detectado algumas destas situações que o autarca decidiu cortar o mal pela raiz.

O presidente da Câmara Municipal de Faro esclarece que “são admitidas pausas para comer, beber e fazer as necessidades fisiológicas, desde que disciplinadas”. No entanto, diz, “cabe às pessoas ter sentido de responsabilidade para usar essas pausas com parcimónia”.

Na nota interna é também definido um novo horário para o funcionamento do bar existente no interior dos Paços do Concelho.

Se antes o bar funcionava em horário contínuo, desde manhã até às 16 horas, a partir de agora passa a abrir portas das 7 às 10 da manhã e das 12 às 14.30 horas. E garante: “em caso de abuso reiterado, será reduzido o horário ou encerrado” aquele espaço.

A mão pesada de Macário Correia em relação a este tipo de casos já se fazia sentir quando era líder da Câmara de Municipal de Tavira.

Um funcionário relatou ao JN um episódio que é disso exemplo. Provavelmente farto dos abusos de alguns trabalhadores, Macário Correia deslocou-se pessoalmente a um estabelecimento onde um grupo de funcionários municipais ingeria bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho. "Cumprimentou-os e sem lhes dirigir mais palavras, foi ao balcão do estabelecimento comercial, pediu a conta da mesa onde estavam os trabalhadores da autarquia e pagou. Quando os funcionários regressaram à Câmara, tinha acabado de lhes ser instaurado um processo disciplinar", contou a fonte, sem se identificar.

in JN online, 22-6-2010




Hino dos Encostados Públicos de Portugal:



Nota do Zorate:

A essência deste vídeo é-nos revelada logo no inicio: "ás duas da tarde, é tempo de entrar, outra vez, e esperar pelas cinco e meia"...

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.