Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Rape-aXe: Preservativo com dentes para evitar violação...

Uma médica sul-africana criou um preservativo feminino capaz de dissuadir os violadores. O inovador dispositivo está a ser distribuído nas cidades onde está a decorrer o Mundial de futebol.




Sonnet Ehlers estava de serviço há cerca de quarenta anos, quando lhe entrou no gabinete uma vítima de violação. Devastada, a mulher, olhar parado, limitou-se a comentar: "Se ao menos eu tivesse dentes lá em baixo"... O desabafo deu o mote para a criação do Rape-aXe, um preservativo feminino, com uma espécie de ganchos parecidos com dentes no seu interior, que, em caso de penetração, prendem-se ao órgão sexual masculino. Só uma intervenção médica poderá depois libertá-lo.

"Magoa, o homem não consegue urinar, nem andar", explica a médica. "Se ele tentar removê-lo, os dentes apertá-lo-ão ainda mais".

Ehlers está agora a distribuir o preservativo nas várias cidades da África do Sul onde têm lugar os jogos do Mundial 2010.

Segundo a CNN, a médica vendeu a casa e o carro para financiar o projecto e poder agora distribuir cerca de 30 mil unidades da sua invenção, que contou com o parecer de ginecologistas e psicólogos.

Os críticos da ideia defendem, no entanto, que o preservativo com dentes torna as mulheres mais vulneráveis à violência dos homens assim "presos".

A África do Sul tem uma das taxas de violação mais elevadas do mundo. Em 2009, de acordo com a ONG Human Rights Watch, 28% dos homens inquiridos confessaram ter violado uma mulher ou criança.




Texto in Visão online, 22-6-2010
Imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.