Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ivo Pogorelich - "Für Elise" de Beethoven...


Ivo Pogorelich
Piano

Ivo Pogorelich nasceu em Belgrado em 1958 e começou a tocar piano aos sete anos de idade. Aos doze ingressou na Escola Central de Música de Moscovo e posteriormente no Conservatório Tchaikovsky. Em 1976 iniciou estudos intensivos com a pianista e professora Aliza Kezeradze, com quem se casou em 1980. Em 1978 ganhou o Concurso Casagrande, em Terni (Itália), e em 1980 o Concurso Internacional de Música de Montreal, mas seria o prémio que não conseguiu ganhar aquele que o tornaria mundialmente famoso. Em 1980 participou no Concurso Internacional Chopin de Varsóvia, onde a sua eliminação prematura provocou grande controvérsia, atraindo a atenção do mundo musical para o pianista.

Desde a sua estreia em recital no Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1981, as actuações de Ivo Pogoreclich deixaram a sua marca em todas nas salas de concerto onde se apresentou, incluindo América do Norte, Europa, Japão, América do Sul e Israel. Foi convidado a actuar com as grandes orquestras, como a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Viena, todas as orquestras londrinas, a Sinfónica de Chicago, a Sinfónica de Boston, a Filarmónica de Nova Iorque e a Orquestra de Paris. Sempre que se apresenta em concerto ou em recital, as suas surpreendentes interpretações confirmam a originalidade do seu talento e do seu intelecto.

Ivo Pogorelich dá muito de seu à comunidade, nomeadamente através do apoio a jovens músicos. Em 1986 criou um fundação na Croácia dedicada à angariação de fundos para bolsas de estudo para aperfeiçoamento artístico dos jovens músicos no estrangeiro.

Desde 1989 realiza-se em Bad Wörishofen o Festival Ivo Pogorelich, com periodicidade anual: o objectivo do festival é o de promover os jovens artistas de talento no início das suas carreiras, dando-lhes a oportunidade de tocarem juntos com artistas de renome internacional. Em 1993 o Concurso de Piano Ivo Pogorelich realizou-se pela primeira vez na Califórnia.

Em 1994 o pianista criou uma fundação em Saraievo com o objectivo de angariar fundos para a construção de um hospital e para dar apoio médico à população da cidade.

Numerosos concertos foram planeados e programados ao longos dos anos seguintes, sob os auspícios da UNESCO. Ivo Pogorelich dá também muitos concertos de beneficência no apoio a causas e organizações como, por exemplo, a Cruz Vermelha, a reconstrução de Saraievo, ou a luta contra doenças como o cancro ou a esclerose múltipla. Em 1988 foi nomeado «Embaixador de Boa-Vontade» pela UNESCO.

Ivo Pogorelich tornou-se artista exclusivo da Deutsche Grammophon em 1982. Realizou mais de quinze gravações para a DG, incluindo as Sonatas para Piano de Mozart, Liszt e Scriabin, Suites de J. S. Bach, o Concerto para Piano N.º 1 de Tchaikovsky, a Sonata Para Piano N.º 2 de Chopin, Gaspard de la nuit de Ravel e a Sonata para Piano N.º 6 de Prokofiev.

Biografia in http://www.musica.gulbenkian.pt/

Vídeo in YouTube

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.