Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Paulo Portas e deputados do PSD: os mais baldas...

«Os dados estatísticos da primeira sessão da actual legislatura, que terminou em Julho, revelam que os deputados que mais faltas deram desde Outubro do ano passado foram os dos PSD, seguindo-se os socialistas. Dos líderes partidários, Portas foi o mais faltoso.





O grupo parlamentar do PSD lidera a lista dos dez deputados mais faltosos, com Sérgio Vieira, eleito pelo Porto, a destacar-se com 40 faltas justificadas.

Sérgio Vieira (PSD), Pedro Rodrigues (PSD), Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) e Fernando Marques (PSD) ocupam os primeiros quatro lugares da lista, de acordo com um trabalho avançado pela Lusa, com base nos dados disponibilizados na página electrónica do Parlamento.

Na justificação das faltas, Sérgio Vieira alegou para 31 das ausências “motivo de força maior” e para as restantes nove “doença”.

Questionado pela Lusa, o parlamentar afirmou que as faltas que deu “estão justificadas por motivos de força maior, para acompanhamento de familiar fora do país”, tendo apresentado “atestados médicos e certificados de internamento hospitalar”.

Por grupos parlamentares, o PSD lidera também no total de faltas, com 362, seguido do PS, com 210, e do CDS (67), BE (19), PCP (14) e PEV (1).

Entre os líderes partidários, o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, está à cabeça dos mais faltosos, com 11 faltas justificadas e duas por justificar. Francisco Louçã é o mais assíduo, sem registo de faltas. Jerónimo de Sousa faltou duas vezes.

Quanto aos presidentes de bancada, as quatro faltas justificadas de José Manuel Pureza, do BE, dão-lhe o título do mais faltoso, sendo que os líderes parlamentares de PS, PSD, CDS-PP e PCP não deram qualquer falta.

A justificação mais frequente para as faltas dos deputados prende-se com “trabalho político”, seguida de ausência motivada por “doença” e do motivo de “força maior”.

Às 673 faltas justificadas pelos 230 deputados, somam-se 11 faltas injustificadas, totalizando 681. Destas, 287 foram dadas à sexta-feira, correspondendo a 42,6% das ausências.

Ainda segundo os mesmo dados, a maioria dos deputados tem entre 41 e 50 anos e insere-se no grupo profissional de advogados, magistrados e outros juristas.»

Texto in JN online, 18-8-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.