Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ardi Rizal: Menino de dois anos larga vício de cigarros...

- Ardi Rizal fez tratamento psicossocial e sua família recebeu ajuda -



«Criança chegou a fumar 40 cigarros por dia e ficava agressiva quando os pais não lhe davam o fumo

Jacarta. O menino indonésio Ardi Rizal, de dois anos, que chegou a fumar 40 cigarros por dia, largou o vício após receber um intenso tratamento médico, informou o governo.

A criança causou choque quando um vídeo em que ele aparecia fumando foi divulgado ao redor do mundo ainda no mês de maio, atraindo atenção para a ineficiência do governo da Indonésia em regular o acesso ao tabaco.

"Ele parou de fumar e o mais importante é que ele não pede mais por cigarros", garantiu Arist Merdeka, secretário-geral da comissão nacional de proteção infantil.

Seis meses após o pai de menino ter lhe dado seu primeiro cigarro, o menino, obeso, já estava fumando dois maços por dia e tendo violentos ataques de birra caso seu vício não fosse saciado. Em companhia da mãe, Ardi deixou seu vilarejo na ilha de Sumatra para receber tratamento na capital Jacarta.

"Ele recebeu terapia psicossocial por um mês. Os terapeutas o mantinham ocupado com atividades e o encorajam a brincar com crianças da mesma idade. Nós mudamos sua atenção dos cigarros para brincadeiras", afirmou Merdeka.

O caso trouxe à tona o pesado marketing das indústrias de tabaco em países em desenvolvimento como a Indonésia, onde as regras do setor são pífias e muitas pessoas ainda não sabem dos perigos relacionados ao tabagismo.

Ainda segundo Merdeka, o governo da Indonésia forneceu apoio financeiro aos pais do garoto, que disseram desconhecer os perigos do cigarro e usavam a nicotina para manter o menino feliz enquanto trabalhavam.

O consumo de cigarros no país é de cerca de 240 milhões de pessoas e aumentou 47% nos anos 90, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com dados da Agência Central de Estatísticas, 25% das crianças da Indonésia entre 3 e 15 anos já experimentaram cigarro, sendo que 3,2% são fumantes ativas. O percentual de fumantes entre cinco e nove anos aumentou de 0,4% em 2001 para 2,8% em 2004.

Uma lei de saúde aprovada em 2009 reconhece formalmente que o fumo é viciante, e uma coalizão antitabagismo está empurrando restrições mais severas ao fumo em lugares públicos, além de proibições de publicidade e avisos maiores dos danos nas embalagens de cigarro.

Um projeto de lei sobre o controle do tabagismo foi paralisado por causa da oposição da indústria do tabaco. O texto pretendia proibir a publicidade de cigarros e patrocínios, fumar em público e adicionar imagens gráficas às embalagens.»




Vídeos in YouTube

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.