Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobe para 9 o número de portugueses mortos em acidente com autocarro turístico em Marrocos

«Nove turistas portugueses morreram e 11 ficaram feridos, um deles em estado grave, hoje, quarta-feira, num acidente com um autocarro de turismo em Marrocos. Os turistas participavam num cruzeiro no paquete "Funchal" e estavam a caminho de Tétouan, uma cidade antiga marroquina, situada na região de Tânger (de Ceuta, diz o editor deste blogue).




O acidente ocorreu cerca das 9 horas, junto a Castillejos, e envolveu um dos autocarros que circulavam em Marrocos em direcção a Tétouan. A maioria dos 488 passageiros a bordo do navio são de nacionalidade portuguesa, segundo informação do armador.

O "Funchal", o navio que transportava o grupo de turistas, saiu esta manhã, cerca das 7 horas, de Málaga em direcção a Ceuta, onde atracou. Os passageiros desembarcaram e seguiam em direcção a Tétouan. Um dos cinco autocarros - o que seguia à frente e é propriedade de uma empresa espanhola e que transportava 44 passageiros - que integrava o grupo despistou-se e caiu numa vala onde ficou virado.

O motorista, que ficou ferido, terá perdido o controlo do autocarro, não se sabendo, a razão já que a estrada estava em boas condições.

De acordo com uma fonte da Polícia marroquina, citada pela agência France-Press, na altura havia nevoeiro e caía uma chuva miúda o que poderá explicar o despiste.

Isabel Gomes, uma portuguesa que seguia num dos autocarros da excursão, queixou-se da demora da assistência, contando que o próprio hospital da região contactou a equipa médica do cruzeiro para auxiliar o atendimento aos feridos que foram transportados para o Hospital Hassan II, em Fnideq.

As autoridades marroquinas informaram, entretanto, que os feridos foram distribuídos pelos hospitais de Tétouan, Fnideq e M'diq.

Um hospital de campanha foi montado pelas autoridades marroquinas junto ao paquete para receber os passageiros feridos. Dali é que os feridos mais necessitados de apoio eram transportados para o hospital. Muitos passageiros - citados pela agência Lusa - queixam-se da falta de apoio imediato por parte das autoridades marroquinas. Alguns dizem que só três horas depois do acidente é que as ambulâncias começaram a chegar ao local.»

in JN online, 08-9-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.