Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Paz para Liu Xiaobo...

O Prémio Nobel da Paz foi entregue ao activista chinês Liu Xiaobo, que cumpre uma pena de 11 anos de prisão.


O dissidente chinês Liu Xiaobo, galardoado hoje com o prémio Nobel da Paz, está preso há quase dois anos, pela terceira vez, por actividades consideradas subversivas.

Antigo professor universitário e crítico literário, Liu Xiaobo, de 54 anos, foi condenado em Dezembro passado por um tribunal de Pequim a 11 anos de prisão, acusado de tentar "subverter o Governo".

Liu Xiaobo foi detido pela última vez em Dezembro de 2008, depois de ter promovido um abaixo-assinado a favor da introdução de reformas políticas na China, nomeadamente o fim do regime de partido único, a independência do poder judicial e a liberdade de associação, com a famosa "Carta 08".

Foi a sua terceira detenção desde a sangrenta repressão do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, em Junho de 1989.

"Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China", disse o Comité, ressalvando que "ponderou amplamente antes de tomar esta decisão que liga os direitos humanos à paz".

A nota emitida pelo Comité Nobel Norueguês refere ainda que há muito acredita existir uma ligação estreita entre os direitos humanos e a paz. "Nas últimas décadas, a China conseguiu avanços económicos inigualáveis na história. O país tem agora a segunda maior economia do mundo, centenas de milhões de pessoas foram arrancadas da pobreza. O alcance de uma participação politica também aumentou", de acordo com o texto.

"O novo estatuto da China deve implicar um aumento de responsabilidade. A China não está a cumprir vários acordos internacionais dos quais é signatária, bem como as suas próprias disposições relativamente aos direitos políticos", acrescenta.

"O artigo 35 da Constituição da China estipula que 'os cidadãos da República Popular da China gozam de liberdade de expressão, de imprensa, de associação, e de manifestação'. Na prática, estes direitos têm provado ser impedidos aos cidadãos da China", adianta.

Durante duas décadas, Liu Xiaobo foi um forte porta-voz a favor da aplicação dos direitos humanos na China", frisou, recordando a participação de Liu Xiaobo nos protestos de Tiananmen.

Liu participou também na elaboração de diversos manifestos de artistas e activistas a favor dos direitos humanos na China, actividade que lhe valeu 11 anos de prisão e dois de privação de direitos civis.

A candidatura do activista chinês tinha sido promovida pelo ex-presidente checo Vaclav Havel e também pelo Nobel Desmond Tutu, tornando-se desde logo como uma das favoritas. Esta situação motivou mesmo que o ministro dos Negócios estrangeiros chinês tenha alertado na altura que as relações bilaterais com a Noruega ficariam em perigo.

Veja aqui o vídeo com legendas em inglês onde Liu Xiaobo fala sobre a situação da China:




in DN online, 08-10-2010


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.