Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Afinal, Tiririca... fica!

O deputado federal eleito Tiririca, o mais votado do país com 1,3 milhões de votos, passou esta quinta-feira no teste e provou perante a justiça eleitoral brasileira que sabe ler e escrever, anunciou fonte do tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.





Segundo as edições electrónicas de ‘O Globo' e ‘Folha de São Paulo,' o resultado, positivo, do teste foi anunciado pelo presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme.

Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante a prova realizada numa sessão do TRE, convocada para apurar a veracidade da sua declaração de escolaridade. Todavia, o magistrado escusou-se a comentar o desempenho do deputado.

O palhaço Tiririca foi acusado pelo Ministério Público (MP) de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre a sua alfabetização e também sobre os seus bens, prejudicando assim o seu programa eleitoral, uma vez que na legislação eleitoral brasileira está explícito que os analfabetos podem votar, mas são impedidos de disputar qualquer cargo público.

Apesar da polémica à volta quer do seu programa eleitoral quer das dúvidas sobre a sua capacidade de saber ler e escrever, Tiririca obteve 1,3 milhões de votos, concorrendo sob a bandeira do Partido da República, nas eleições realizadas no passado dia 03 de Outubro.

Durante o teste, Tiririca foi submetido à leitura do título e subtítulo de duas páginas da edição desta quinta-feira de um jornal de São Paulo, e respectiva interpretação, de uma reportagem sobre o filme que homenageia o antigo piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e outra sobre uma acção de fiscalização de um estabelecimento comercial que vendia produtos fora do prazo.


in CM online, 11-11-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.