Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 21 de novembro de 2010

Asnoplágio, o vírus que está a atacar os dirigentes do PS...


"PAPEL QUÍMICO"


«Tenho alguma dificuldade em acreditar que todos os dirigentes do PS são plagiadores, embora os recentes acontecimentos, primeiro com uma alpiarcense ( http://rotundaseencruzilhadas.blogspot.com/2010/11/nao-lembrava-nem-ao-diabo.html  ), Dra. Teresa Freitas, politóloga e secretária do Governo Civil de Santarém e Presidente da Concelhia do PS de Alpiarça e depois com um Secretario de Estado e o Ministro das Obras Públicas ( http://rotundaseencruzilhadas.blogspot.com/2010/11/os-socialistas-apostam-no-copianco.html ) me tenham colocado de pé atrás com a falta de capacidade de originalidade ou de inteligência por quem tem funções dirigentes ou mesmo governativas.

É motivo para perguntar: É a esta gente que estamos entregues?

Resposta: Sim, mas é preciso não exagerarmos nos juízos precoces de opinião.

Será que nunca reencaminhamos um email com um texto engraçado a outras pessoas e nem sequer reparámos que o nome do autor ou a fonte do texto não está mencionada ? Provavelmente sim. Mas obviamente que nestes casos, trata-se de mera partilha de informação e sem qualquer maldade ou demonstração de mediocridade da nossa parte. É uma questão de mera partilha, portanto.
Nos casos em apreço, pelo contrário, é muito grave, porque as pessoas em questão escreveram textos como sendo supostamente da sua autoria e confiaram na burrice dos receptores que acreditariam que seriam ideias próprias de quem tem responsabilidades politicas e mais do que essas, responsabilidades nos nossos destinos. E depois ainda querem que compreendamos as medidas de austeridade que nos estão a impor...

Por mim, corria-os todos a pontapé, mas como vivemos em democracia, há que esperar que uma maioria o faça onde deve ser: nas urnas !

Adiante. Na expectativa que tudo isto não fossem mais do que casos isolados, fui por curiosidade ao dito Jornal Alpiarcense, ver o tal plágio, que por um lado até foi bom para o tal blogue porque assim despertou algum interesse, coisa que ultimamente vinha a perder (opinião pessoal).

Eis que enquanto percorro os posts na procura do plagio da Dra. Teresa Freitas, passo por um texto ( http://jornalalpiarcense.blogspot.com/2010/11/mudar-mentalidade.html ) que segundo o blogue, é da autoria do Dr. Paulo Fonseca, Presidente da Federação do Ribatejo do PS, e imediatamente me lembrei de um dos tais emails que reencaminhamos a toda a gente por o acharmos engraçado ou merecedor de ser partilhado. Não podia estar mais certo: Alguém mo tinha enviado há aproximadamente um ano e pelas ferramentas de busca do email, facilmente acedi a ele.

O post supostamente da autoria do Dr. Paulo Fonseca, nada mais é do que a cópia integral de um artigo por Nicolau Santos, Director-adjunto do Jornal Expresso, In Revista “Exportar” ( http://www.ihavethepower.net/catalog/MM_artigos.php?products_id=665 ). Só apenas a ultima frase não consta do texto original, tal como também aconteceu com o texto que tinha sido escrito supostamente pela Dra. Teresa Freitas.

Mas que porra é esta ? Mas agora os socialistas são todos desprovidos de inteligência e limitam-se a apropriarem-se de propriedade intelectual e a chaparem os textos pela blogosfera ?

Não sei responder à questão. Aliás, tenho muita dificuldade em acreditar que vivo num mundo dirigido por 'bestas quadradas' sem a mínima decência e capacidade de reflexão e ideias próprias.

Por isso, faço algumas perguntas:

a) O Dr. Paulo Fonseca também plagiou o artigo do Nicolau Santos, ou foi o Nicolau Santos que plagiou o artigo do Dr. Paulo Fonseca ?

b) O Jornal Alpiarcense recebeu o texto do Dr. Paulo Fonseca como um original ou publicou um texto eventualmente usado inocentemente por este, e publicou-o como sendo original ?

c) Todas estas dúvidas não passam de um momento de paranóia do copianço?

Há aqui coisas que merecem ser explicadas e só os visados nas questões acima inscritas o poderão fazer.

Vamos a ver quem tem coragem ou iniciativa de o fazer.

Até lá, estou completamente incrédulo com tanta mediocridade (venha ela de onde vier).»


Aqui fica o artigo em questão:






Nota do Zorate:
Neste post apenas o título é do editor deste espaço.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.