Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Billy the Kid: Perdão decidido 129 anos depois da sua morte

Billy the Kid roubou, matou e liderou um bando de assassinos, anos depois foi inspiração para dezenas de livros e filmes. Esta sexta-feira volta a estar no centro das atenções. O governador do Novo México decide se concede ou não o perdão póstumo a Billy the Kid. A decisão não é pacífica, tal como não foi a vida do fora-da-lei que se fez lenda.

O cinema não se cansa de contar a história de Billy the Kid, o fora-de-lei que matou e roubou, que se envolveu em dezenas de tiroteios e protagonizou fugas espectaculares.

Aos 21 anos morreu como costumava matar, à queima-roupa. Pat Garret, xerife do Novo México, que foi também um perigoso bandido, apanha o amigo Billy, numa emboscada. Fica com a glória de acabar com a vida de um bandido, sem imaginar que estava ao mesmo tempo a criar uma lenda e uma inspiração para a sétima Arte como este o filme «Pat Garrett and Billy the Kid»




129 anos depois da morte de Billy the Kid, o governador do estado do Novo México vai anunciar se lhe concede o perdão a título póstumo.

A poucas horas de terminar o mandato, Bill Richardson recorre a factos históricos para se justificar.

Contam documentos da época, que o governador Lew Wallace prometeu perdoar Billy the Kid se ele colaborasse num inquérito criminal. O testemunho foi feito, mas o perdão não se realizou.

Se a promessa se concretizar hoje, os netos do xerife que matou Billy the Kid, dizem que a História inverte-se. Transformará Pat Garrett num assassino frio e Billy the Kid será uma lenda ainda maior.

Uma lenda de inspirou livros de banda desenha, filmes e músicas, como uma dos maiores êxitos de Bob Dylan.


in TSF online, 31-12-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.