Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

China treina dez mil pombos-correios para garantir a comunicação em caso de guerra ou de catástrofe natural



«Uma divisão do Exército de Libertação Popular, na província chinesa de Sichuan, vai treinar dez mil pombos-correios para garantir a comunicação em caso de guerra ou de catástrofe natural, noticia esta sexta-feira o jornal 'South China Morning Post'.

O diário chinês explica que em tempos de paz as aves vão ser utilizadas para chegar a zonas remotas. Em 2008, Sichuan, a província onde as aves vão ser treinadas, sofreu um sismo de 7,9 graus na escala de Richter. Morreram mais de 80 mil pessoas e as comunicações ficaram cortadas em muitas zonas, devido ao terramoto.

As províncias vizinhas como Guizhou, Yunnan e o Tibete terão estações para receber as mensagens dos pombos.

Desde 1950 que a China se dedica ao uso militar dos pombos-correios para enviar mensagens aos países vizinhos do sudeste da Ásia. Na altura as aves era importadas da Polónia e da União Soviética.

Só a capital da província de Yunnan, Kunming, terá treinado mais de 50 mil pombos até aos dias de hoje.

Os pombos-correios foram utilizados nas duas guerras mundiais do século XX. Calcula-se que na I Grande Guerra, 95% das mensagens transmitidas chegaram com sucesso ao destinatário, lembra o site 'g1'.»


Texto in CM online, 17-12-2010





Notas do Zorate:
O pombo-correio é uma das minhas muitas paixões.
Sou um columbófilo não concorrente, isto porque tenho cerca de 100 pombos e não participo com eles em qualquer prova.
Quando iniciei a criação de pombos-correios, 1996/1997,  inscrevi-me numa Sociedade Columbófila e cheguei a participar em provas de velocidade (distância máxima 300 km) e meio-fundo (distâncias de 301 a 500 km).
Quando percebi que a actividade era dominada por "máfias" doentias com interesses pouco claros e até alheios ao puro prazer de ter estas lindas e inteligentes aves, desisti das competições.
Mas não desisti do imenso prazer de ver os pombos a voar.
Os meus pombos estão em regime aberto. Saem e entram no pombal quando querem.
De vez em quando vou largá-los a 100, 200 ou 300 km de distância. Claro que quando chego aqui a casa, já eles estão à minha espera.
Quando aparece um amigo que se disponibiliza para mos levar e soltar numa distância considerável, transmitindo-me pelo telefone o momento exacto da largada, é uma felicidade imensa vê-los chegar um a um.




Imagens Google

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e principalmente pelo clube de pombos correios, Uberlândia já estava precisando.
Meu nome é Alex, 38 anos, quando eu era criança eu e meus amigos criávamos pombos de diversas raças inclusive os lindos correios era muito divertido, terapêutico, onde eu curtia todos os detalhes: acasalamento, reprodução, adestramento; gostava de observa-los "ruliar". ainda hoje gosto de ficar apreciando eles pela cidade.
Por favor se for possível me mande informações de eventos, de amostra de criadouros etc.
fones: 034-92042552tim 96394949ctbc
e-mail: alexudimg@hotmail.com

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.