Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quem matou Francisco Sá Carneiro?

Na noite de 4 de Dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro, surgiu no local errado à hora errada.

Os operacionais que prepararam o atentado, quando souberam que Sá Carneiro ia embarcar no Cessna, momentos antes por eles armadilhado, ainda equacionaram a possibilidade de o desarmadilhar, mas...o risco de serem apanhados era elevado.

Na verdade o alvo a abater naquela noite, era somente Adelino Amaro da Costa.

Ironia das ironias (se é que se pode falar em ironia quando está em causa a perda de vidas humanas) os operacionais que levaram a cabo aquele covarde atentado, eram, nem mais, nem menos, mercenários (que gostavam de ser conhecidos por 'guarda-costas') que estavam ao serviço de altos dirigentes da Direita e Extrema-Direita, nomeadamente do CDS, partido do qual Adelino Amaro da Costa era dirigente. Foi precisamente esta ligação que facilitou o acesso à pequena aeronave.

Foi a necessidade de encobrir esta triste realidade que levou a que 30 anos depois não tenha sido possível, julgar e condenar os culpados.

Diogo Freitas do Amaral conhece melhor do que eu os contornos deste lamentável acontecimento.

Acredito que não tenha tido nele qualquer responsabilidade, mas...o seu mais recente livro 'Camarate - Um Caso ainda em Aberto', não será um grito da sua consciência que não aguentou mais o silêncio?

Porque razão é que esteve à espera da prescrição criminal para questionar tão trágico acontecimento?

No CDS-PP gostam muito destes trocadilhos: "Eu sei que ele sabe aquilo que eu sei. Ele sabe que eu sei aquilo que ele sabe."

Pois...


Nota:
Este texto é pura ficção. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

2 comentários:

Anónimo disse...

QUEM ASSASSINOU DR FRANCISCO SA CARNEIRO ATIRARAM-NOS AREIA AOS OLHOS COM O ACIDENTE MAS A HISTORIA NOS MOSTRA QUEM ASSASSINOU SÁ CARNEIRO O DINHEIRO CORRUPTO DO FUNDO DO ULTRAMAR QUEM CONHECIA SÁ CARNEIRO ELE DIZIA A VERDADE DOA A QUEM DOER ELE NOS COMICIOS TINHA DITO Á UM PARTIDO QUE NÃO É PARTIDO QUEREM O PODER POLITICO EM PORTUGAL NÃO POR ELEIÇÕES MAS POR ALGO OBSCURO TODOS SABEM QUE AS FP 25 DE ABRIL TIVERAM O PRIMEIRO OBJECTIVO O ASSASSINATO POLITICO DO GOVERNO DE SÁ CARNEIRO E DEPOIS CRIAR O CAUS NA SOCIEDADE PORTUGUESA POR ISSO ACUSO O CONSELHO DA REVULOÇÃO DE TER PARTICIPADO DO ATENTADO DE CAMARATE OTELO SARAIVA DE CARVALHO MAS FALTAM MAIS ESCAPARAM IMPUNES MAS DEUS UM DIA OS CASTIGARÁ POR TEREM PROJUDICADO O FUTURO DE PORTUGAL OBIAMENTE OS PORTUGUESES DEMOCRATAS PERGUNTO SE O DINHEIRO ROUBADO OS FEZ FELIZES E O SANGUE DAS SUAS VITIMAS POIS QUEM ROUBOU O DINHEIRO DO FUNDO DO ULTRAMAR FOI QUEM ASSASSINOU DR FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Miguel disse...

Os EUA gostavam mais do Mário Soares

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.