Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Internet pode "desligar-se"?

O bloqueio do Egito à Internet lançou a questão: Seria possível desligar a World Wide Web? Poderia o mundo ficar offline?



O ano passado, a prestigiada revista Wired anunciava na capa: "A Internet morreu". Era a propósito do mundo novo que se abriu com os tablets e as aplicações, em detrimento da rede como a conhecemos, mas a questão volta a estar em cima da mesa com o caso do Egito.

Um país inteiro ficou sem ligação à Internet. Pergunta agora a CNN: Os EUA poderiam fazer o mesmo? E seria possível fazer ruir a rede do mundo inteiro?

"Pode-se interromper a Internet? Sim. Pode-se desligá-la? Não. Desligar toda a Internet seria praticamente impossível", defende Jim Cowie, co-fundador da Renesys, que analisa o tráfego mundial online.

Cowie refer-se à rede como um verme gigante e muito adaptável: "Se a partimos ao meio, as duas metades vão funcionar como duas internets separadas."

Como é que o Egito desligou a net?

Ao que tudo indica, o governo egípcio convocou os cinco principais fornecedores de Internet do país e ordenou-lhes que barrassem o tráfego online. Um pouco como se fosse dada uma ordem aos carteiros para que deitassem fora o correio em vez de o entregar, explica outro especialista, à CNN, Robert Faris, diretor de investigação do Centro Berkman para a Internet e Sociedade de Harvard.

"Não há um botão de ligar/desligar", continua Faris. O que aconteceu foi que os fornecedores do serviço desviaram todo o tráfego, de forma a que nenhuma informação chegasse ao seu destino.Por aqui se vê como seria "extremamente improvável" que a Internet fosse "desligada" a nível mundial, uma vez que exigiria uma impensável coordenação global."Teríamos de procurar toda a gente de todos os continentes e de todos os países", refere Cowie.


Texto in Visão online, 03-02-2011
Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.