Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Líbia: Kadhafi ordena massacre em Benghazi

«"Estamos a pedir à Cruz Vermelha que envie hospitais de campanha. Não podemos aguentar mais", disse em entrevista à "Al-Jazeera" um morador de Benghazi, na Líbia. "Parece uma zona de guerra entre manifestantes e as forças de segurança. Mais de 200 pessoas já foram assassinadas. Que Deus tenha piedade delas".

O primeiro balanço da a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch contabilizava 173 mortos, mas fontes hospitalares em Benghazi avançaram ao jornal "The Telegraph" que só na morgue daquela cidade foram hoje contados cerca de 200 cadáveres resultantes dos confrontos entre manifestantes anti-regime e autoridades.

A cidade de Benghazi tem sido um dos pontos altos dos confrontos durante todo o fim-de-semana. Forças de segurança do regime do coronel Muammar Kadhafi atacaram vários manifestantes que assistiam aos funerais das vítimas de confrontos anteriores, com tiros de metralhadoras, avançam fontes hospitalares.

De acordo com uma médica de Benghazi, identificada como Braikah, as vítimas foram levadas para o hospital Jala, sendo que "a maioria tinha ferimentos de bala, 90% na cabeça, no pescoço, no peito e, principalmente, no coração". A cidade está "a ser alvo de um massacre", concluiu.

A Líbia está a ser palco, desde terça-feira, de protestos de contestação ao regime de Kadhafi, há mais de 40 anos no poder.»






Texto in Expresso online, 20-02-2011
Vídeos in YouTube
Título do post de Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.