Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Morreu Maria Schneider, protagonista de "Último Tango em Paris"

Maria Schneider ficou conhecida sobretudo pelo seu papel em "Último Tango em Paris", ao lado de Marlon Brando, e que causou polémica à época por aparecer em nu integral e devido às cenas de sexo. Atriz francesa tinha 58 anos. (Veja vídeos no final do texto)


- Maria Schneider, em 2004, na Avenida das Estrelas, no Festival de Cinema de Las Palmas, Canárias, Espanha -


A atriz francesa Maria Schneider, protagonista, ao lado de Marlon Brando, de "Último Tango em Paris", morreu hoje em Paris aos 58 anos, revelou a France Press citando fonte da família. A atriz morreu hoje de manhã, vítima de doença prolongada, referiu a mesma fonte.

Maria Schneider nasceu a 27 de março de 1952 em Paris e estreou-se no cinema em "Femmes" (1969).

Aos 19 anos, foi escolhida por Bernardo Bertolucci para protagonista em "Último Tango em Paris" (1972), no qual contracena com Marlon Brando e que causou polémica à época por aparecer em nu integral e devido às cenas de sexo.

O filme marcaria o seu percurso no cinema, mas Maria Schneider chegou a renegá-lo e a criticar Bernardo Bertolucci e Marlon Brando.

Marcada pelas drogas e tentativa de suicídio

Em 1975, Maria Schneider fez "Profissão: Repórter", de Micheangelo Antonioni, com Jack Nicholson, mas a década ficou marcada por tempos conturbados com consumo de drogas e uma tentativa de suicídio.

"A mais velha profissão do mundo" (1979), "Merry-go-round" (1981), de Jacques Rivette, "Les Nuits fauves" (1992) e "Jane Eyre" (1996) foram outros filmes em que Maria Schneider participou.









in Expresso online, 03-02-2011

Paz à sua alma!

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.