Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 12 de abril de 2011

BPN - O banco que esCAVACOu Portugal (Parte I)


Duarte Lima foi accionista da SLN


«Domingos Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, foi accionista da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a antiga casa-mãe do BPN, através de uma offshore que comprou ao grupo em Março de 2001.



- Domingos Duarte Lima -


Depois de descrever a forma como Oliveira Costa, fundador do grupo SLN/BPN, usou um conjunto de sociedades offshore para obter mais-valias que lhe permitiram reforçar o controlo accionista da instituição, o inspector tributário que acompanhou a investigação ao caso BPN disse em julgamento que "a sociedade Emka foi vendida a 2,20 euros por acção a Domingos Lima".

Fonte conhecedora do processo explica que, após um conjunto de operações que colocaram Oliveira Costa como o maior accionista do grupo, a offshore Emka foi vendida a Domingos Duarte Lima com um património de 1,36 milhões de acções, o que fez do ex-líder parlamentar do PSD accionista por via indirecta. A mesma fonte adianta que o negócio rondou os 600 mil contos, ou seja, cerca de três milhões de euros, e ocorreu a 27 de Março de 2001.

Ontem, a 15ª sessão de julgamento foi marcada por uma exemplificação exaustiva dos ganhos obtidos pelo antigo banqueiro na compra e venda de acções entre sociedades por si controladas e a sua própria carteira de participações.

Segundo a testemunha, antes de Outubro de 2000 a carteira de títulos de Oliveira Costa tinha apenas 751 mil acções da SLN. Contudo, o fundador da instituição surgiu no aumento de capital de Dezembro de 2000 a comprar 29 milhões de títulos a um euro cada. Sem um montante tão elevado para investir, optou por vender os activos que tinha em carteira à Emka por um preço de 2,10 euros (o dobro do que gastou) e foi ainda buscar a receita que a sociedade Invesco fez na venda de acções a particulares, em Outubro desse ano, num valor próximo dos 9,5 milhões de euros. E, apesar de ainda não deter formalmente os 29 milhões de acções, mandou vender à Zemio um lote de 7,25 milhões de acções pelo preço de 2,20 euros cada.»


Texto e imagem de Duarte Lima in CM online, 12-4-2011

 


- Cavaco Silva,  "o padrinho político" de Duarte Lima, Oliveira e Costa, Dias Loureiro, etc... -


Imagem de Cavaco in Google
Legenda da imagem de Cavaco e título do post de Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.