Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Finlandeses já responderam ao vídeo português


«A resposta finlandesa ao vídeo que enaltece os feitos lusos não demorou mais de uma semana. Nórdicos relembram momentos históricos do país, realçam a beleza das mulheres e revelam que "estão com o coração e a mente voltados para Portugal". Veja o vídeo em baixo.
A relutância finlandesa em aceitar participar no empréstimo a Portugal, originou uma batalha entre portugueses e finlandeses na Internet. Na semana passada, lusos publicaram no YouTube (http://hortadozorate.blogspot.com/2011/05/video-o-que-os-finlandeses-nao-sabem.html). Agora foi a vez dos nórdicos responderem.
Os finlandeses precisaram de apenas 1.32 minutos para explicar "o que os portugueses devem saber sobre a Finlândia".
O início do vídeo mostra um pouco da história do país, que esteve sob domínio sueco e russo até tornar-se independente, em 1917. Os finlandeses também se gabam de ser o primeiro do mundo a conceder direitos políticos às mulheres.
 Os nórdicos recordam as invasões soviéticas e nazis e ressaltam que conseguiram resistir aos ataques. Helsínquia, a capital do país, assim como Londres e Leningrado, não foram ocupadas pelo "Eixo" durante a segunda guerra mundial.
Uma parte da publicação ficou reservada para as beldades finlandesas. O país é conhecido internacionalmente pela "produção em larga escala" de louras estonteantes. No desporto, os pilotos de Fórmula 1 são o grande orgulho do país.
O vídeo também cita o feito do ex-presidente Martti Ahtisaari, prémio Nobel da Paz, e fala com orgulho das empresas de tecnológicas com escala mundial.
Os cidadãos do país do norte da Europa terminam o vídeo a afirmar que poderiam rir-se com a situação económica portuguesa, mas não o fazem porque estão com o coração e a mente nos problemas dos portugueses e despedem-se "com amor".



Texto in JN online, 09-5-2011
Vídeo in YouTube

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.