Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 21 de agosto de 2011

Líbia: Kadhafi está prestes a cair


«É a batalha final pela Líbia. Os rebeldes já dominam largas partes da capital e a população celebra nas ruas da cidade.

Está em curso o último acto da guerra civil líbia iniciada em Fevereiro. Depois de um primeiro ataque frustrado na noite de sábado, grupos de homens armados combatem neste domingo já no interior de Tripoli, a capital da Líbia, controlando a Praça Verde e outras posições estratégicas na cidade. Centenas de presos foram libertados e pelo menos duas base militares foram tomadas.

Os grupos revoltosos, que estão a ser bem acolhidos pela população civil, são predominantemente oriundos da própria cidade e não das forças rebeldes que neste momento cercam a capital, o que indiciará uma forte rejeição do regime por parte dos líbios. Os habitantes de Tripoli celebram nas ruas. Bebidas e bolos são partilhados entre vizinhos.

No exterior da cidade, fontes rebeldes afirmam que a queda de Tripoli está «por horas» graças ao levantamento armado dos grupos em acção no interior da capital. Os desenvolvimentos das últimas horas terão sido facilitados em grande medida pela tomada de uma importante base militar e do seu arsenal.

Vários países apelaram nas últimas horas aos seus cidadãos para que abandonem Tripoli. A Alemanha admite ter uma unidade de operações especiais no terreno para proteger os seus diplomatas. O hotel Rixos, onde se concentram os jornalistas estrangeiros, encontra-se há várias horas no centro de uma batalha.»

in SOL online, 21-8-2011

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.