Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Álbum "Mútuo Consentimento" de Sérgio Godinho chega hoje ao mercado


"Mútuo Consentimento", o novo álbum de Sérgio Godinho, chega hoje ao mercado e surge cinco anos depois do seu último disco de estúdio, "Ligação Directa".




O álbum é apresentado por António Macedo e Henrique Amaro, radialistas da Antena 1 e da Antena 3, respetivamente, numa conversa sobre as novas canções que se realiza hoje na Fnac Chiado, em Lisboa, a partir das 18:00. Esta conversa vai dar origem a um programa especial a ser transmitido nos dois canais da RTP/RDP.

Com o habitual grupo de Assessores - os músicos que o acompanham há vários anos - Sérgio Godinho gravou 12 novas canções, que resultaram do seu método habitual de composição, ao longo dos 40 anos de carreira: "Olhar à volta e ver o que se passa", disse o músico à Agência Lusa.

"Eu o que faço é tentar contar coisas, falar de coisas, fazer interrogações à minha maneira e saber que há pessoas que são tocadas por isso", sublinhou o cantautor, hoje com 66 anos.

Essas interrogações são "contos de um instante", como canta numa das canções do novo disco, e tanto podem falar de amor ("Intermitentemente"), como da situação do país e das incertezas do presente ("Acesso bloqueado").

O álbum é ainda o resultado de um renovado "mútuo consentimento" do que tem feito em todos estes anos: "O disco vive de partilhas nossas entre os Assessores e eu, de partilhas com os outros, com os convidados, com os públicos com o qual foi sempre construído".

Na verdade, as canções que surgem em "Mútuo Consentimento" foram quase todas reveladas ao vivo no final do ano passado em dois concertos em Lisboa e no Porto.

Depois desse primeiro "rascunho", convidou alguns artistas portugueses a entrarem no disco.

Ao pianista Bernardo Sassetti e ao percussionista António Serginho, que participaram nesses "concertos-rascunho", juntaram-se ainda Helder Gonçalves, dos Clã, David Santos (o mentor de noiserv), a Roda de Choro de Lisboa ou ainda Francisca Cortesão, conhecida como Minta.

O disco abre com uma "uma declaração poética em relação à música", um tema precisamente intitulado "Mão na Música", com mais de seis minutos, durante o qual Sérgio Godinho, num registo quase de "spoken word" cadenciado, vai desfilando o que pensa - e sabe - sobre a música.

A fechar foi incluída a canção "Faz parte", que Sérgio Godinho recuperou do espetáculo "Os Três Cantos", com José Mário Branco e Fausto Bordalo Dias.

A apresentação oficial do álbum "Mútuo Consentimento" está marcada para o dia 16 no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.





Texto in DN online, 12-9-2011
Imagem in Google
Vídeo in YouTube

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.