Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lula da Silva: "É a política, a política, meu amigo José Sócrates"


Depois de receber um doutoramento honoris causa, ontem em Paris, o antigo Presidente brasileiro aconselhou a privilegiar-se a política sobre a economia e os mercados. E virando-se para José Sócrates disse: "Não é verdade, meu amigo?".  





"José Sócrates, que é meu grande amigo, está ali sentado, é estudante aqui neste instituto, foi primeiro-ministro português", disse Lula da Silva na parte improvisada do seu discurso de agradecimento pelo doutoramento honoris causa que acabara de receber do Instituto de Ciências Políticas de Paris, uma prestigiada instituição francesa. 

Na altura, Lula da Silva proferia um longo e apoiado elogio à primazia da política sobre a economia e os mercados. Num aparte imediato, virando-se para o antigo primeiro-ministro José Sócrates, atualmente ali a frequentar um curso, acrescentou: "Não é verdade, José Sócrates? É a política, a política, meu amigo!".  

Nesta fase do discurso, Lula da Silva criticou duramente os "especialistas" do FMI, do Banco Mundial, da Comissão da União Europeia e dos Estados Unidos, dizendo que eles, no passado, deram conselhos aos países do sul, designadamente da América Latina, mas que esses "sábios" não sabem agora resolver os seus próprios problemas.
Texto in Expresso online, 28-9-2011
Imagem in Google

Notas do Zorate:
Lula da Silva tem razão.
A solução está na política.
Na política que José Sócrates não praticou.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.