Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 9 de outubro de 2011

Obama autorizou morte de cidadão norte-americano sem julgamento?

.
.


«A administração Obama fez um documento secreto que abriu a porta ao assassínio de Anwar al-Aulaqi, o imã muçulmano radical nascido nos Estados Unidos e escondido no Iémen, ligado à al-Qaida, noticiou o New York Times.

O caso, noticiado pelo jornal no sábado é este domingo repercutido nas agências internacionais, com a France Presse a dizer que se trata de uma autorização sem precedentes para eliminar um cidadão norte-americano.

O jornal cita pessoas que leram o documento legal, ao abrigo do qual a morte seria legal apenas se não fosse possível capturá-lo vivo.

O memorando foi escrito no ano passado, após meses de debate e deliberações que conduziram a uma das mais significativas decisões do Presidente Obama - avançar para a morte de um cidadão americano sem julgamento, segundo o jornal.

Este texto de 50 páginas foi concluído em Junho de 2010.

O imã radical americano-iemenita, inimigo público número um de Washington, foi morto em finais de Setembro no Iémen.

O Presidente norte-americano afirmou na altura que esta morte representava "um forte golpe no braço mais ativo da al-Qaida" e assegurou que os EUA estavam determinados a destruir as redes terroristas.

A 30 de Setembro, o Ministério da Defesa iemenita anunciou que o norte-americano Samir Khan, que editava a revista online da al-Qaida "Inspire", morreu na mesma operação que matou o dirigente da rede terrorista.

O imã radical norte-americano de origem imenita era um dos terroristas mais procurados no mundo.»


Texto in JN online, 09-10-2011
Imagem in Google
Título do post de Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.