Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Porque razão se complica tanto as coisas neste país?


Professor acusado de pedofilia em escola primária de Alijó continua a dar aulas na região


«Um professor de Música vai ser julgado em Alijó por alegados abusos sexuais sobre cinco alunas suas, com idades entre os 9 e os 10 anos. Os factos terão ocorrido numa escola primária, no ano lectivo de 2008/09. O suspeito continua dar aulas na região de Trás-os-Montes.

O docente, de 50 anos, professor de Educação Musical, natural de Paredes mas a residir em Mirandela, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Alijó de cinco crimes de abuso sexual de criança e um de maus-tratos. Segundo a acusação, a que o JN teve acesso, o professor, contratado em 2008 pela Câmara de Alijó, no âmbito de actividades de enriquecimento curricular, e colocado na Escola EB1 de Pegarinhos, terá abusado de cinco alunas da mesma turma.»


in JN online, 25-10-2011


Notas do Zorate: 

Diz o número 2 do art. 32 da Constituição portuguesa: "Todo o arguido se presume inocente até ao trânsito em julgado da sentença de condenação, devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa."

Diz o número 1 do art. 69 da Constituição portuguesa: "As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições."

Perante estes dois direitos, este professor acusado pelo Ministério Público de Alijó - mas ainda não condenado - deveria estar afastado do ensino de crianças.

Caso em julgamento viesse a ser considerado inocente, assistia-lhe o direito a indemnização por danos morais e patrimoniais.

Porque razão se complica tanto as coisas neste país?

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.