Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jorge Sampaio, testemunha abonatória de José Penedos

.
- Jorge Sampaio, ex-presidente da República -




«Manuel Godinho depositou 200 mil euros na conta do então presidente da REN, José Penedos.

A afirmação foi feita hoje à tarde pelo perito da PJ que participou na investigação do processo Face Oculta, em Aveiro. Vítor Marques afirmou em julgamento que o sucateiro Manuel Godinho depositou em 2009 os dois cheques na conta de José Penedos, à data ainda presidente da REN (Rede Elétrica Nacional).
O dinheiro foi depois transferido por José Penedos para a conta do filho, Paulo Penedos, acrescentou o perito Vítor Marques, da UNIF - Unidade Nacional de Informação Financeira, da PJ.

José Penedos e o filho, Paulo Penedos, são ambos arguidos no processo Face Oculta, cujo julgamento continua a decorrer no Tribunal de Aveiro.

Nas contas bancárias de Armando Vara não foram detetados quaisquer movimentos bancários relacionados com Manuel Godinho, segundo afirmou o mesmo perito da Polícia Judiciária.»

Texto in Expresso online, 22-11-2011
Imagem in Google



Notas do Zorate:
Conheço e sou amigo de Jorge Sampaio há cerca de 30 anos.
Sampaio é, sem margem para dúvidas, um dos homens mais impolutos que conheço.
Dos vários momentos que lhe conheço, relato-vos aqui um que me marcou positivamente para o resto da vida:
Há cerca de 20 anos, Jorge Sampaio era presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Secretário-Geral do PS.
Numa reunião havida em Odivelas (ainda concelho de Loures, cuja concelhia eu pertencia), penso que inserida na preparação das Legislativas de 1991 em que Cavaco Silva voltaria a vencer as eleições com maioria absoluta, apareceu um grupo de militantes a contestar a escolha de Sampaio como candidato do PS a primeiro-ministro.
Ora, aquela contestação não fazia qualquer sentido e efeito, isto porque Sampaio havia sido escolhido pelos órgãos competentes do partido, e essa escolha, boa ou má, era irreversível.
A coisa aqueceu e Jorge Sampaio determinado quis saber a razão daquela tamanha animosidade.
Não foi preciso muito tempo para a coisa ficar desvendada.
Jorge Sampaio, que até então estava sentado na mesa coordenadora da reunião, levantou-se e dirigiu-se ao "cabecilha do grupo":
- "O senhor não está ligado à empresa X?"
Após o sujeito confirmar, Sampaio com uma 'violência verbal' que lhe desconhecia, arrumou o sujeito:
- "Pois, se eu enquanto Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tivesse alinhado com vocês na aprovação de um projecto de construção manifestamente ilegal, o senhor e os restantes membros que aqui o acompanham estariam agora a dar-me o vosso apoio!"
O grupo acabou por abandonar a reunião com o "rabinho entre as pernas".
Posto isto, vamos aos dias de hoje.
Sei que uma testemunha abonatória não relata factos em julgamento mas sim comportamentos de honestidade e cidadania em relação a determinado arguido.
Mas é suposto, penso eu, que se aceite apenas depor abonatoriamente a favor de alguém que sem margem para dúvidas não comprometa a honra do abonador.
Jorge Sampaio conhece mesmo bem José Penedos ao ponto de poder abonar a seu favor sem sair mal da cena?
A notícia transcrita em cima não vai nesse sentido.
Este é um dos casos onde eu gostaria, sinceramente, de estar enganado.
Aguardemos.



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.