Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 29 de outubro de 2011

Hora de Inverno em Portugal



Na próxima madrugada (sábado para domingo) os relógios vão atrasar uma hora:







A mudança, em Portugal continental e na Madeira, ocorre às 02.00 horas deste domingo, altura em que os relógios atrasam uma hora, passando para as 01h00 horas.

Nos Açores, a hora muda às 01.00 horas de domingo, devendo os relógios ser atrasados para as 00.00 horas.

A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.



Imagem in Google

A falta de ética dos comandantes da PSP e GNR


Chefes da PSP e GNR viajam em executiva para Angola

«O Director-Nacional da PSP e o Comandante-Geral da GNR reservaram viagens em classe executiva, no valor de cerca de 10 mil euros, para Luanda, onde se deslocam amanhã para uma reunião de chefes de polícia dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

- Superintendente-chefe Guilherme Guedes da Silva -


- General Luís Newton Parreira -


Na comitiva portuguesa estão também o Director-Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, e o Director da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo (UNCT) da PJ, Luís Neves, em representação do Director-Nacional desta polícia. Mas, ao contrário do superintendente-chefe Guilherme Guedes da Silva e do General Luís Newton Parreira, estes dirigentes policiais viajam em classe económica, seguindo a recomendação do primeiro-ministro para reduzir as despesas nas deslocações oficiais.»


in DN online, 29-10-2011


Notas do Zorate:
Ainda há poucos dias, Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, dizia que a crise portuguesa "não é económica, é, acima de tudo, política".
Discordo.
O problema deste país é, há muitos anos, a falta de valores éticos.
A falta destes valores, por sua vez, arrasta todos os outros: políticos, justiça, financeiros, económicos, etc...
Sei que um dia destes estarei no banco dos réus a falar sobre esta e outras poucas vergonhas.
Aguardo serenamente.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara de Alfândega da Fé afasta professor acusado de pedofilia em Alijó


«Um professor de música do primeiro ciclo de Alfândega da Fé foi hoje afastado do lugar por imposição dos pais que recusam o contacto com as crianças depois da notícia de que o docente estará acusado de pedofilia.

"A partir de amanhã vai ser substituído por outro professor", disse à Lusa a presidente da Câmara, Berta Nunes, a responsável pelas atividades extra curriculares, ao abrigo das quais o docente dava aulas de música ao primeiro ciclo.

De acordo com a autarca, o professor foi também rejeitado no grupo de música ORFF, uma atividade da responsabilidade da associação de pais que decidiu suspender o grupo depois das notícias sobre o professor que acompanhava as crianças e jovens.

O professor de música reside em Mirandela e estará acusado pelo Ministério Público de alegados abusos sexuais sobre cinco alunas, com idades de nove e dez anos, de uma outra escola onde deu aulas no ano letivo de 2008/2009, no concelho de Alijó, Distrito de Vila Real, segundo noticiou recentemente o "Jornal de Notícias".

 

"Na câmara, fomos completamente apanhados de surpresa"


O docente acompanha os alunos de Alfândega da Fé desde o anterior ano letivo e, segundo a presidente da Câmara, "nunca houve uma queixa".

"Na câmara, fomos completamente apanhados de surpresa", disse a autarca que entendeu que "a obrigação da câmara era ouvir os pais, até porque podia criar-se uma situação insustentável que era o professor estar a dar aulas e não ter alunos".

A autarca ouviu hoje os pais e decidiu acatar a decisão de não quererem que o professor de música continue a dar aulas.

A colocação de professores nas Actividades Extra Curriculares das Escolas é feita por um concurso diferente do concurso nacional de colocação de docentes e são as autarquias que pagam aos professores destas atividades, sendo depois reembolsadas pelo Ministério da Educação, segundo explicou a autarca.»

in Expresso online, 27-10-2011


Notas do Zorate:
Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfandega da Fé, possivelmente não é mãe.
Se fosse, não seria preciso esperar pela reação dos pais, para afastar das crianças este professor.

Domingos Duarte Lima, obviamente, acusado no Brasil pela morte de Rosalina Ribeiro


«Duarte Lima foi hoje formalmente acusado de homicídio pelo Ministério Público (MP) brasileiro.

Na acusação, a que a SIC já teve acesso, o ex-deputado é apontado como o autor dos disparos que mataram Rosalina Ribeiro.

O Brasil quer a prisão preventiva de Duarte Lima e já pediu à Interpol para pôr o nome na lista dos procurados internacionais.»





Texto e vídeo in SIC Notícias online, 27-10-2011
Título do post de Zorate

Bem prega Frei Cavaco...

.


Cavaco Silva entre os chefes de Estado mais gastadores da Europa

A Presidência da República representa uma factura de 16 milhões de euros por ano, o que corresponde a um valor de 1,5 euros por cada português.



Texto in JN online, 27-10-2011



«Se a importância que os nossos governantes dão aos países que lhes cabe visitar se medisse pela dimensão da comitiva que os acompanha, ficaríamos a saber que a 21.a Cimeira Ibero-Americana, que decorre entre os dias 27 e 28 de Outubro, em Assunção, no Paraguai, é muito mais importante para o Presidente da República que para o primeiro-ministro ou para o chefe da diplomacia, Paulo Portas.

Enquanto Pedro Passos Coelho leva consigo quatro pessoas, incluindo segurança, Aníbal Cavaco Silva arrasta atrás dele um séquito de 23, no qual se incluem mordomo e médico pessoal. O Presidente, que se eternizou na célebre frase “Ninguém está imune aos sacrifícios”, já tinha suscitado consternação aquando da visita aos Açores em Setembro, por se ter feito acompanhar de uma comitiva de 30 pessoas, entre as quais estavam o chefe da casa civil e sua esposa, quatro assessores, dois consultores, um médico pessoal, uma enfermeira, dois bagageiros, dois fotógrafos oficiais, um mordomo e 12 agentes de segurança.»

Texto in i online, 27-10-2011
Imagem in Google



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

30 anos após morte da filha, André Bamberski rapta assassino, leva-o para França e fá-lo condenar


«É ao mesmo tempo uma história de amor a um filho, de amor à justiça, de persistência invulgar - mais do que invulgar: raríssima - e também de coragem.


- André Bamberski (esquerda) e Dieter Krombach (direita) -

André Bamberski, um contabilista francês, tinha uma mulher e uma filha. Em 1975, a mulher trocou-o por um médico alemão chamado Dieter Krombach, homem elegante e vaidoso.

A filha de Bamberski, Kalinka, uma bela jovem de 14 anos, foi um dia passar férias a casa do padrasto, em Lindau, junto ao lago Constança. E já não regressou.

Apareceu misteriosamente morta na sua cama. A autópsia foi inconclusiva, embora o dr. Krombach admitisse tê-la injectado com Kobalt-Ferrlecit, um medicamento perigoso. Disse que o fizera para ajudar Kalinka a ficar bronzeada mais depressa.


Indícios deliberadamente ignorados


O dr. Krombach era (e é) um homem proeminente na sua terra. Ao que parece, beneficiou da proteção empenhada dos seus pares, e terá mesmo estado presente na autópsia, segundo o relatório oficial.

Talvez isso ajude a perceber por que as marcas evidentes de violência na vagina de Kalinka, e o líquido esbranquiçado lá encontrado, não foram tidos em conta.

Também a injeção de sucessivos produtos pelo dr. Krombach no corpo da rapariga quando ela já estava morta foram ignorados. O ministério público alemão arquivou o caso.

Coube ao francês reabri-lo. E uma segunda autópsia revelou um facto extraordinário: o aparelho genital de Kalinka havia sido integralmente retirado.

 

Um médico sem escrúpulos



Se o pai já suspeitava de malfeitoria, a partir daí teve a certeza. E ao longo dos anos foi incansável a exigir justiça.

A investigação francesa determinou uma acusação, mas as autoridades alemãs recusaram extraditar o médico. Julgado à revelia, em 1995 foi condenado a 15 anos de cadeia. A sentença seria mais tarde anulada por motivos puramente processuais: ao não permitir o recurso em julgamentos à revelia, a lei francesa ofendia a convenção europeia dos direitos do homem. Deste então, e em consequência desse caso, a lei foi alterada.

A salvo na sua terra, o dr. Krombach não permaneceu calmo. Em 1997, foi condenado - com pena suspensa - por violar uma doente de dezasseis anos, no seu escritório, após a drogar. Outras mulheres o acusaram do mesmo, mas as autoridades disseram que faltavam provas.

Em 2006, nova condenação, por fraude e exercício ilegal de medicina, já que Krombach se encontrava inibido de praticar. Desta vez, como não estava em causa a mera morte de uma adolescente e sim as prerrogativas de uma importante classe profissional, o médico cumpriu dois anos de cadeia.

 

O rapto e a conclusão


Faltava fazer justiça. Perante a crescente evidência de pressões de bastidores a favor de Krombach, Andrei Bamberski tomou o assunto nas suas mãos.

Já várias vezes tinha ido ter com o médico para o informar de que jamais teria paz. Em 2009, foi mais longe: mandou raptá-lo. O preço terá sido vinte mil euros. Krombach apareceu amarrado, amordaçado e ferido à porta do ministério público na cidade francesa de Mulhouse. Identificado, recebeu assistência médica e ficou preso.

A Alemanha tentou levá-lo para casa, mas desta vez foi a França a mostrar-se intransigente. E há dias Krombach, agora presencialmente, foi condenado a 15 anos por homicídio involuntário.

Antes da sentença, entrevistado pelos media, Bamberski afirmava a sua convicção sobre a culpa do médico: "Não 'suspeito', não 'imagino'. Tenho a certeza"

Enfrentando ele próprio um julgamento criminal por rapto, mostra-se tranquilo: "A minha vida teria sido muito mais fácil se eu tivesse tido a cobardia de dizer, 'Bem, está morta', e seguido em frente".»


in Expresso online, 25-10-2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Porque razão se complica tanto as coisas neste país?


Professor acusado de pedofilia em escola primária de Alijó continua a dar aulas na região


«Um professor de Música vai ser julgado em Alijó por alegados abusos sexuais sobre cinco alunas suas, com idades entre os 9 e os 10 anos. Os factos terão ocorrido numa escola primária, no ano lectivo de 2008/09. O suspeito continua dar aulas na região de Trás-os-Montes.

O docente, de 50 anos, professor de Educação Musical, natural de Paredes mas a residir em Mirandela, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Alijó de cinco crimes de abuso sexual de criança e um de maus-tratos. Segundo a acusação, a que o JN teve acesso, o professor, contratado em 2008 pela Câmara de Alijó, no âmbito de actividades de enriquecimento curricular, e colocado na Escola EB1 de Pegarinhos, terá abusado de cinco alunas da mesma turma.»


in JN online, 25-10-2011


Notas do Zorate: 

Diz o número 2 do art. 32 da Constituição portuguesa: "Todo o arguido se presume inocente até ao trânsito em julgado da sentença de condenação, devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa."

Diz o número 1 do art. 69 da Constituição portuguesa: "As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições."

Perante estes dois direitos, este professor acusado pelo Ministério Público de Alijó - mas ainda não condenado - deveria estar afastado do ensino de crianças.

Caso em julgamento viesse a ser considerado inocente, assistia-lhe o direito a indemnização por danos morais e patrimoniais.

Porque razão se complica tanto as coisas neste país?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Passos para um rápido emagrecimento

.





Imagem recebida por e-mail

"Se o Serviço Nacional de Saúde for amputado haverá um levantamento popular"

.


Foi dito por António Arnaut, in Expresso online, 24-10-2011


Imagem in Google

Ângelo Correia para a cadeia, já!


«Falando num jantar que juntou, em Santarém, cerca de 400 apoiantes de Pedro Passos Coelho, Ângelo Correia justificou a sua presença ao lado do candidato à liderança do PSD por 'saber o que dele pode esperar', por ter 'carácter'.

'O Pedro não é bom rapaz, o que até é depreciativo, é bom carácter, tem escolhas, tem opções', disse, acrescentando que o País está 'farto de quem encena, faz espectáculo político e faz o contrário do que disse'


in DN online, 28-5-2008


Isto é bom carácter?




Vídeo in YouTube, 13-10-2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Ministro Miguel Macedo precisa que lhe assobiem para beber água

.




«O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebe todos os meses cerca de 1400 euros por subsídio de alojamento apesar de ter um apartamento seu na área de Lisboa onde reside durante toda a semana. A assessoria de imprensa do Ministério da Administração Interna (MAI) afirma que o subsídio é legal, uma vez que o governante tem a sua residência permanente em Braga.

São nove os governantes a quem foi atribuído, por despacho de 29 de Setembro do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, com o aval do ministro das Finanças, subsídio de alojamento por não terem “residência permanente na cidade de Lisboa ou numa área circundante de 100 km”. Mas Miguel Macedo é o único que na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional apresenta duas moradas, uma em Braga, de onde é natural e por onde foi eleito, e a outra em Algés, nos arredores de Lisboa, onde tem casa própria e reside durante os dias da semana, confirmou a assessoria de imprensa. O seu rendimento bruto é de 4.240 euros.»


in Público online, 21-10-2011


«O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que na segunda-feira irá renunciar ao subsídio de alojamento, após o surgimento de polémica sobre o assunto.»



in JN online, 23-10-2011



Notas do Zorate:
Obviamente que Miguel Macedo estava a receber o referido subsidio, pelo menos, de uma forma imoral.
O legislador ao atribuir aquele subsidio para quem tem a sua habitação a mais de 100 km de Lisboa, teve o propósito de não prejudicar quem por funções de Estado seja obrigado a residir na área da Capital.
Ora, Miguel Macedo há vários anos que tem residência (própria) em Algés (localidade pegada a Lisboa).
Pode ser a primeira, segunda ou terceira habitação, não importa, a verdade é que já tinha aquela  habitação (propriedade sua) em Algés antes de assumir o cargo de ministro da AI.
Se Miguel Macedo não tivesse a consciência pesada, concerteza não abdicaria daquele subsidio.
Assim, o país ficou a saber que tem um Ministro da Administração Interna que para beber água precisa que lhe assobiem, ou seja: para cumprir valores de Honradez foi preciso alguém puxar-lhe as orelhas.
Como disse ontem Vasco Lourenço: o poder foi tomado por um "bando de mentirosos".



Imagem de Miguel Macedo in Google

Pai


Partiste há 36 anos.




Prometem por aqui reencontros com gente daí.

Cada ano que passa sinto-me mais perto de ti.

Até já.
 
 
 
Imagem in Google

Pedro Passos Coelho, o charlatão






Vídeo in YouTube, 13-10-2011

sábado, 22 de outubro de 2011

Quem manda no Sporting?


«Luís Duque ficou agradado com a apresentação da candidatura de Carlos Marta à presidência da Federação Portuguesa de Futebol.

A candidatura, apresentada esta sexta-feira, "vem preencher um vazio que muitos homens do futebol sentiram", comentou o administrador da SAD do Sporting.

"Eu penso que a partir de hoje tudo terá que ser reponderado. É importante ouvir a sua palavra e confesso, francamente, que gostei do que ouvi", analisou Duque, que elogiou a forma genuína como Carlos Marta se apresentou.»




«O presidente do Sporting, Godinho Lopes, disse hoje, em Tavira, que o apoio do clube à candidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é “claro e inequívoco”.

"Relativamente às eleições para a FPF, marcadas para dezembro, o Sporting já manifestou há algum tempo o seu apoio a um candidato. É uma situação completamente clara e inequívoca", afirmou o líder dos “leões”, durante o almoço de comemoração da inauguração da nova sede do Núcleo Sportinguista de Tavira.

O presidente do Sporting revelou que a ida de Luís Duque, administrador da SAD "leonina" para a área do futebol, à apresentação da candidatura de Carlos Marta à presidência da federação, sexta-feira, foi feita com o seu "conhecimento".

"Isso deveu-se à amizade que Luís Duque partilha com Carlos Marta e também Fernando Seara. São relações pessoais que eu respeito, mas, para que não haja dúvidas, o Sporting vai apoiar Fernando Gomes", frisou.

Godinho Lopes sublinhou, num tom forte, que "qualquer tentativa ou manobra para que haja desunião no Sporting será morta por esta direção".»

Pedro Passos Coelho chefia "bando de mentirosos", diz Vasco Lourenço


«O capitão de Abril referiu este sábado que o poder foi tomado por um "bando de mentirosos", justificando a conclusão com um vídeo que "corre" na Internet com declarações de Passos Coelho que foram "renegadas" nos actos do Governo.

.
- Vasco Lourenço -


O presidente da Associação 25 de Abril falava aos jornalistas no final de um encontro que juntou cerca de um milhar de militares e que, por proposta das associações (de oficiais, de sargentos e de praças), foi decidido por maioria esmagadora promover uma concentração de protesto, dia 12 de Novembro, no Rossio, em Lisboa, contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo aos portugueses e aos militares.

"Ao ver aquele vídeo, eu tenho que chegar à conclusão que são um bando de mentirosos, de mentirosos puros", declarou Vasco Lourenço, observando que, ao fazer o confronto entre o vídeo e a realidade, o primeiro-ministro "renega nos actos tudo aquilo que acabou de dizer há muito pouco tempo".

O militar de Abril disse ter visto o "vídeo" e ficado "absolutamente indignado" e "escandalizado", ironizando que se diziam que José Sócrates era o "Pinóquio", este primeiro-ministro comparado com ele "cuidado".

Nas palavras de Vasco Lourenço é "preciso desmascarar os indivíduos que ocupam o poder" e que "o estão a roubar", vincando que se "sente roubado".

O capitão de Abril lembrou ainda as recentes declarações do bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, de que o que se está a passar é "terrorismo puro".

Vasco Lourenço prevê que as medidas de austeridade impostas, ultrapassando qualquer política neo-liberal e criando um "PREC de direita", vai provocar "convulsão social", porque, certamente, a população "não vai aceitar de bom grado" estas medidas.

Questionado sobre se não estava a falar de uma revolução, o capitão de Abril contrapôs que "o que se está a passar" com estas medidas é uma revolução, só que em sentido contrário.

"Não me venham dizer que a reacção de não aceitar este tipo de situação é que será uma revolução. Não, não vou por aí", sublinhou.

O presidente da Associação Nacional de Sargentos, Lima Coelho, afirmou que os militares estão disponíveis para "todos os sacrifícios", mas "não estão disponíveis para serem sacos de pancada", nem para serem "enxovalhados ou usados politicamente de forma que não merecem ser usados".

"Não queremos ser tratados à parte. Queremos apenas um tratamento justo que a nossa condição militar exige", sintetizou Lima Coelho.

Quanto à concentração de 12 de Novembro, no Rossio, será seguida de desfile que terminará no Terreiro do Paço, em frente ao Ministério das Finanças.»

in DN online, 22-10-2011

António José Seguro - Procura-se!

.


Dão-se alvíssaras a quem fornecer qualquer informação que leve ao paradeiro do ex-líder da oposição, António José Seguro.

Segundo fontes dignas de algum crédito, a última vez que foi visto andava pelo Reino de Castela envolvido na campanha eleitoral dos 'nuestros hermanos' do PSOE.

Maria de Belém Roseira, presidente do PS, já fez saber que só autoriza a realização de um congresso para substituir o secretário-geral desaparecido, quando aparecer o corpo deste, vivo ou morto.



Imagem recebida por e-mail

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Marques Mendes defende julgamento criminal para ex-governantes


«O antigo líder social-democrata defendeu, sem apontar nomes, que "muitos ex-governantes com ares sorridentes no Parlamento deviam estar a ser julgados", já que "não chega a responsabilização política" para situações como a "gestão danosa de orçamentos".»

in DN online, 20-10-2011


Notas do Zorate:
Na minha modesta opinião, cabe aos tribunais julgar apenas os actos criminosos.
O julgamento de actos de gestão politica deve ser feito nas urnas pelos eleitores.
Até porque se fosse levado à letra aquilo que Marques Mendes defende, o primeiro a ser levado a julgamento criminal seria o actual presidente da República Portuguesa que, enquanto primeiro-ministro, obteve estas proezas:



(No gráfico em cima, onde está 1883 (Francisco Pinto Balsemão) deverá ler 1983)




Gráficos in Google

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O tirano Muammar Kadafi está morto. Paz à sua alma

.




«Muammar Kadafi foi capturado esta quinta-feira, em Sirte, o último reduto do ditador. Segundo fonte do novo Governo líbio, ficou ferido e acabou por morrer a caminho do hospital. NATO e EUA não confirmam oficialmente a morte do ex-dirigente.

O chefe militar do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Bel Haj, confirmou à televisão árabe Aljazeera a morte Muammar Kadafi. Uma informação suportada, também, pelo ministro da Informação do novo Governo líbio,Mahmoud Shammam.

Muammar Kadafi não resistiu aos ferimentos que sofreu quando foi capturado, esta madrugada, e morreu a caminho do hospital. Mohamed Abdel Kafi, um dirigente do CNT, disse que o corpo de kadafi vai ser levado para um local secreto, por razões de segurança.

"Foi capturado. Está ferido em ambas as pernas e foi levado de ambulância para o hospital", disse à Reuters o comandante Mohamed Leith, do CNT, ao fim desta manhã (hora portuguesa). Cerca de meia-hora depois, a Reuters avançou com a notícia da morte de Kadafi.

"Foi também ferido na cabeça. Houve uma troca de tiros muito forte contra o grupo e ele acabou por morrer", disse Abdel Majid Mlegta, do CNT, em declarações à agência Reuters.

Um outro oficial do Conselho Nacional de Transição confirmou que o ex-líder foi capturado quando tentava deixar Sirte num coluna militar que foi bombardeada por aviões da NATO.

A NATO admitiu, segundo a BBC, que os aviões da Aliança atingiram dois veículos militares pro-Kadafi nos arredores de Sirte, mas disse que "ainda vai demorar tempo" a confirmar a morte de Kadafi.

Os EUA também não confirmam a morte do ex-líder líbio e, fonte do Departamento de Estado, disse que está a "analisar relatórios" que dão conta da captura do antigo dirigente.

"As informações divulgadas pelos lacaios da NATO sobre a captura ou a morte do irmão e dirigente Muammar Kadafi não têm fundamento", disse a televisão al-libya, leal ao antigo líder líbio. "Não passam de rumores e não é a primeira vez que recorrem a esse tipo de desinformação", acrescentam.

Segundo um jornalista da AFP, no terreno, o antigo chefe dos Serviços Secretos e da Administração Interna, Mansour Daou, foi também ferido e capturado.


O ministro da Defesa do antigo regime, Aboubakr Younès Jaber, foi também morto, esta quinta-feira de manhã, em Sirte. Segundo um médico citado pela AFP, Abdou Raouf, "o corpo de Aboubakr Younès Jaber foi identificado" entre os cadáveres que foram levados, numa carrinha, para o hospital de campanha de Sirte.

O anúncio da captura de Muammar Kadafi foi feito cerca de uma hora depois da tomada de Sirte, o último reduto dos leais ao antigo líder líbio, deposto pelas tropas rebeldes a 23 de Agosto, após 42 anos no poder.

"Sirte foi libertada. Não há mais forças de Kadafi aqui", disse o coronel Yunus al Abdali, chefe das operações militares na parte oeste da cidade. "Estamos a seguir os guerrilheiros que estão a tentar fugir", acrescentou, pouco depois de anunciar a tomada da cidade, ainda antes de ser conhecida a captura de Kadafi.

Com a tomada de Sirte, o CNT pode começar a forjar o novo sistema democrático, cujo arranque ficou prometido para depois da conquista da cidade-natal do ex-líder Líbio.

Centenas de rebeldes juntaram-se nas ruas de Sirte a gritar "Allahu Akbar" (Deus é grande), a disparar armas para o ar e dançar. "É o melhor dia da minha vida. A cidade está livre dos criminosos de Kadafi", disse um combatente, Al Sharash Thawban, de 65 anos.

"A Líbia está livre, de Este a Oeste", chorava um jovem militar, natural de Tripoli, ouvido pela agência Reuters. "Espero ir para casa agora, Quero ver a minha mãe", disse Malik Al Gantri.»



in JN online, 20-10-2011
Título do post de Zorate 

Juro que, desta vez, não fui eu...

. .




Cartoon com marca d'água gentilmente enviado pela minha amiga Elsa Torres

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Com António José Seguro desaparecido do mapa, Cavaco Silva tornou-se hoje o verdadeiro líder da Oposição


«“Mudou o Governo, mas eu não mudei de opinião”, afirmou hoje o Presidente da República, contestando a eliminação dos subsídios de férias e de Natal para funcionários públicos e pensionistas, que vê como a “violação de um princípio de equidade fiscal”.




Cavaco Silva avisou ainda que o Governo já está no limite dos sacrifícios que pode pedir aos portugueses e que pode mesmo já ter pisado o risco no caso dos pensionistas.

Em declarações à imprensa à saída do 4º Congresso Nacional dos Economistas, que começou hoje em Lisboa, Cavaco Silva respondeu às questões dos jornalistas sobre como via a eliminação dos subsídios de férias e Natal, nos próximos dois anos, para funcionários públicos e pensionistas, dizendo: “Mudou o Governo mas eu não mudei de opinião.”

Para Cavaco Silva, esta medida é uma “violação de um princípio básico de equidade fiscal”, ou seja, a mesma opinião que o Presidente exprimiu quando o anterior Governo socialista decidiu cortar os vencimentos da função pública entre 3,5% e 10%, este ano.

“Os livros ensinam quais são os princípios básicos de equidade fiscal”, ironizou Cavaco Silva, dizendo que um corte salarial para grupos específicos é “um imposto”.

“Há limites para os sacrifícios que podem ser pedidos”

O Presidente da República voltou hoje a reiterar uma ideia que já tinha expressado durante o anterior Governo, dizendo que “há limites para os sacrifícios que podem ser pedidos aos portugueses” e admitindo mesmo que, “neste momento, pelas situações dramáticas que nos chegam à Presidência da República todos os dias, receio que possamos estar no limite e, no caso dos pensionistas, não sei mesmo se já não foi ultrapassado”.

Cavaco Silva apelou, por isso, a que haja “um debate aprofundado” sobre as propostas do Governo para o Orçamento do Estado de 2012 na Assembleia da República, e que os deputados possam dar o seu contributo para melhorar o orçamento do próximo ano.»


in Público online, 19-10-2011



Notas do Zorate:
Esta intervenção de Cavaco surpreendeu-me positivamente.
Depois disto, António José Seguro, que desapareceu do mapa, vai ter o descaramento de optar pela abstenção no OE 2012?

Passos e Portas,

.


Imagem recebida por e-mail

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Não sei quem é Pedro Passos Coelho. Só conheço Alberto João Jardim."

.
- Alberto João Jardim e José Pedro Pereira -

Foi dito por José Pedro Pereira, líder da JSD/Madeira, in Diário de Notícias, 17/10/2011, reproduzido no Expresso online



Imagem in Google

Passos e Portas, vão 'bardamerkel'

.
(Interpretação do Zorate: "vão bardamerda" mais a política de subserviência a Angela Merkel)




Fotografia de Gustavo Bom in DN online, 17-10-2011

domingo, 16 de outubro de 2011

'Cavaco, Presidente mais partidário desde o 25 de Abril'

.


«O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, acusou hoje Cavaco Silva de ser o Presidente da República "mais partidário" desde o 25 de Abril e de ter promovido a "ascensão" ao poder do actual Governo.»

Texto e imagem in DN online, 16-10-2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CARTA À MULHER QUE VOU LEVAR PARA A CAMA

.

«Fornicar é uma ordinarice. É o sexo pelo sexo, o corpo pelo corpo, o suor pelo suor. Sem a magia da comunhão, sem a intensidade emocional da emoção do fundo, da emoção que vem das veias como o grito vem da garganta. Fornicar sabe a carne na carne, a reles pénis em reles vagina. Fornicar é dois corpos que se esfregam. Uma masturbação assistida. Uma partilha insistida.

A mulher que vou levar para a cama – sim, tu – não me vai fornicar. Não vai porque eu não deixo. Lamento. Não deixo. Se fores a mulher que eu vou levar para a cama tens de ser mais do que fornicadora, mais do que especialista em sexo, mais do que a melhor sexoralista do mundo, mais do que a melhor orgasmista do mundo. Se fores a mulher que eu vou levar para a cama vais perceber que fornicar não existe. Fornicar-me não existe. Fornicar, quando fornicar é tudo o que dois corpos que se embraçam fazem, sabe a nada. Continuas sem entender nada?

Mais uma vez: se me queres fornicar, se só me queres fornicar e nada mais do que fornicar-me, quando me levares para cama é certo que não me vais levar para a cama. Fornicar é um amor coxo. Um amor manco. E das duas pernas - ou das duas bolas. Fornicar nem sequer é amor, nem sequer é amável. Fornicar consiste em trocar a mão no sexo pelo sexo que está mais à mão. Desculpa – mas não.

Fazer amor é uma seca. Um tédio. Uma canseira psicológica. É sempre mais do mesmo. Um abraço aqui, um beijo ali, um “amo-te” aqui, um “também te amo” ali. Há carinho, há ternura, há partilha, há cumplicidade. Mas é poucochinho. Coisa pouca quando se pretende o êxtase. Fazer amor é uma seca. Fazer amor, quando tudo que se faz na cama entre dois corpos é fazer amor, é um aborrecimento, uma imensa sensaboria. Se aquilo que me queres fazer, quando me levares para a cama, é amor, daquele que se faz de só carinho, de só ternura, de só cumplicidade de afectos, então garanto-te que não me vais levar para a cama. Não vais. Lamento. Não vais. Fazer amor, para mim, na minha cama e em todas as camas que são minhas (e são minhas, naquele exacto instante que tem de durar para sempre, todas as camas em que eu me deito com outros corpos que se deitam), não existe. Não existe só candura, não existe só o “amo-te tanto” e o “és tão lindo e tão amoroso e tão querido”. Muito menos existe o “és tão fofinho”. Fofinho mas é uma merda. Fofinho é tão pequeninho que até me apetece ir-te ao focinho. Fofinho mas é uma merda. Eu não sou fofinho, não quero ser fofinho e tenho asco de quem é fofinho. Fofinho é um nojinho. Comigo não vais fazer amor. Podes tirar daí o cavalinho da chuva. E podes, já agora, montá-lo também – que daqui não levas nada. Tchauzinho.

Fazer amor é uma treta. Uma engonhice, uma trambiquisse. Fazer amor é uma treta e uma engonhice e uma trambiquisse como fornicar é uma treta, uma engonhice e uma trambiquisse. Fazer amor é uma seca como fornicar é uma seca. Manda fornicar o fazer amor. E manda fornicar tudo o que seja só fornicar. Fornicar por fornicar é simplesmente ficar. E ficar – és tão parvo que ainda nem tinhas olhado bem para a palavra – é não sair do sítio. Estar ali, quieto, a sentir mais do mesmo. E menos do mesmo. À medida que vais fornicando vais-te fornicando. E à medida em que vais fazendo amor vais desfazendo amor. Desfazendo-te – e a quem amas – em amor. Todo o amor se dissolve em esperma. Comigo, anota aí e põe-te a milhas, não vais fornicar. Comigo, anota aí e põe-te a milhas, não vais fazer amor. E agora anota sobretudo o que aí vem, meu amor.

Fornicar amor. É isso, e só isso, que vais fazer comigo quando me levares para a tua e para a nossa cama – e é sempre de dois a cama em que dois se fazem assim: como assim tem de ser. Fornicar amor. Até á última gota fornicar amor. Nem fornicar nem fazer amor – fornicar amor. Fornicar-te como à mais prostituta das prostitutas. E amar-te como à mais única das amadas. Fornicar amor. Chamar-te pêga e dizer-te amo-te, espancar-te o sexo e afagar-te o beijo. Ser o doce e a fera - a treva e o raio. Fornicar amor. E só assim, entre um grito e um afago, fornicar-te com amor: fazer-te amor.»


Texto de Pedro Chagas Freitas
in jornal "Notícias de Guimarães", 07-10-2011
Imagem in Google

PCP e Bloco de Esquerda hipocritamente descontentes com medidas de austeridade


Não foi para isto que se aliaram a Passos Coelho e Paulo Portas no derrube de Sócrates?


.
.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

José António Ribeiro Santos foi assassinado pela PIDE/DGS há 39 anos

.


No dia 12 de Outubro de 1972, José António Ribeiro Santos, estudante universitário, militante do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), foi barbaramente assassinado pela PIDE-DGS, polícia politica do regime de Salazar/Caetano.







Imagem de Ribeiro Santos in Google
Vídeo in YouYube

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Por este andar, um dia destes, ainda chego a inteligente

.



Mais de dois anos sem fumar.

Quase um mês sem tocar em bebidas alcoólicas.

Por este andar, um dia destes, ainda chego a inteligente.



Imagem in Google

Carlos Cruz está de volta aos ecrãs, num programa dedicado à... família

.
.



«Carlos Cruz regressa à TV de "consciência tranquila"

Carlos Cruz está de regresso à televisão. O comunicador, condenado a sete anos de prisão no âmbito do processo Casa Pia, vai apresentar um programa num canal que surgirá na televisão por cabo.

Ainda sem data marcada, o regresso não será nem em forma de "talkshow" nem num programa de "entrevista clássica". O programa do House TV, canal dedicado à família e ao imobiliário, está a ser ultimado e vai juntar em estúdio pessoas com "relevância" para o país.»


Texto in Expresso online, 10-10-2011
Imagem in Google


Notas do Zorate:
Como é que alguém consegue estar de "consciência tranquila" após condenação de sete anos de prisão, que só não transitou em julgado graças a expedientes dilatórios?
A propósito, o que é feito do recurso que entrou na Relação de Lisboa?
Um ano e tal não chega para ser apreciado?
O processo não estará na gaveta à espera da prescrição?
Entretanto, ele está de volta aos ecrãs, num programa dedicado à...  família.



Só neste país!




Vídeo in YouTube

Imagem de tributo a Steve Jobs não é original

.
.
- A imagem da esquerda é o original feito pelo designer inglês conhecido como Raid71, na Internet -


O estudante de design chinês que teria criado um logótipo da Apple a envolver a silhueta de Steve Jobs confessou que não é o autor original da ideia. A imagem correu Mundo após a morte do fundador da Apple, a cinco de Outubro.

A montagem era apelativa e resumia o sentimento do fãs da Apple sobre Steve Jobs: o criador era inseparável da criação e fazia parte da Apple. Com ela, Jonathan Mak tornou-se de forma quase instantânea num fenómeno do design e recebeu mesmo uma proposta de emprego.

Cinco dias após a morte de Jobs e após alguns comentários feitos no Twitter, Jonathan revelou que um designer britânico, conhecido na Internet como Raid71, criou aquela imagem em Maio.

O estudante da Escola de Design de Hong Kong reconheceu que a criação não é sua, mas garante que não "roubou" a imagem ao criador britânico.

"Cheguei à solução por mim e a minha consciência continua limpa, mas sinto-me bem por reconhecer que alguém o fez antes de mim", disse Mak à agência Reuters.


in JN online, 11-10-2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

António Barreto, ex-ministro, também enganou os portugueses?




«Governantes enganaram a opinião pública, acusa António Barreto»





Título e imagem in JN online, 10-10-2011



Notas do Zorate:
Especialistas na coisa, têm repetido, reiteradamente, que Portugal chegou a esta má situação porque os portugueses vivem acima das suas possibilidades, pelo menos, desde a revolução de Abril de 1974.
Ora, António Barreto foi ministro de Portugal depois dessa histórica data.
Assim sendo, e tendo em conta a actual acusação do ilustre sociólogo, pergunto: António Barreto também enganou os portugueses?
Ou isso de enganar, é apenas coisa dos outros?

domingo, 9 de outubro de 2011

Candidatos do PSD transportam eleitores em carros da Electricidade da Madeira, diz o JN online

.
.

Pergunto eu: Alberto João Jardim sem LUZ ao fundo do túnel?
.
.

Obama autorizou morte de cidadão norte-americano sem julgamento?

.
.


«A administração Obama fez um documento secreto que abriu a porta ao assassínio de Anwar al-Aulaqi, o imã muçulmano radical nascido nos Estados Unidos e escondido no Iémen, ligado à al-Qaida, noticiou o New York Times.

O caso, noticiado pelo jornal no sábado é este domingo repercutido nas agências internacionais, com a France Presse a dizer que se trata de uma autorização sem precedentes para eliminar um cidadão norte-americano.

O jornal cita pessoas que leram o documento legal, ao abrigo do qual a morte seria legal apenas se não fosse possível capturá-lo vivo.

O memorando foi escrito no ano passado, após meses de debate e deliberações que conduziram a uma das mais significativas decisões do Presidente Obama - avançar para a morte de um cidadão americano sem julgamento, segundo o jornal.

Este texto de 50 páginas foi concluído em Junho de 2010.

O imã radical americano-iemenita, inimigo público número um de Washington, foi morto em finais de Setembro no Iémen.

O Presidente norte-americano afirmou na altura que esta morte representava "um forte golpe no braço mais ativo da al-Qaida" e assegurou que os EUA estavam determinados a destruir as redes terroristas.

A 30 de Setembro, o Ministério da Defesa iemenita anunciou que o norte-americano Samir Khan, que editava a revista online da al-Qaida "Inspire", morreu na mesma operação que matou o dirigente da rede terrorista.

O imã radical norte-americano de origem imenita era um dos terroristas mais procurados no mundo.»


Texto in JN online, 09-10-2011
Imagem in Google
Título do post de Zorate

sábado, 8 de outubro de 2011

Google Earth actualizou imagem da Madeira

.
.
.




Imagem recebida por e-mail

Jorge Jesus: “Vou continuar a dizer o que quiser”

.





«Foi desta forma que reagiu Jorge Jesus às palavras de Luís Filipe Vieira, que não gostou de vê-lo entrar numa guerra verbal com Vítor Pereira, treinador do FC Porto.»


Texto in CM online, 08-10-2011
Imagem in Google

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nobel da Paz para três mulheres: Ellen Johnson Sirleaf, Tawakkul Karman e Leymah Gbowee

.


- Ellen Johnson Sirleaf, Tawakkul Karman e Leymah Gbowee -


O Comité Nobel norueguês anunciou como Nobel da Paz 2011 as liberianas Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e iemenita Tawakkul Karman.

Três mulheres foram distinguidas esta manhã de sexta-feira pelo Comité Nobel norueguês, em Oslo: as liberianas Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman.

O Comité Nobel Norueguês distinguiu o trabalho das laureadas pela luta pacífica em nome dos direitos das mulheres. "Não podemos conseguir a democracia e a paz duradoura no Mundo a menos que as mulheres tenham as mesmas oportunidades do que os homens", assinalou o Comité, em comunicado.

Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita presidente em África, cargo no qual "tem contribuído para a paz na Libéria, para a promoção do desenvolvimento económico e social e para reforçar a posição das mulheres".

A liberiana Leymah Gbowee conseguiu "mobilizar e organizar as mulheres de etnias e religiões diferentes a fim de conseguir acabar com a guerra na Libéria e garantir a sua participação nas eleições".

Já Tawakkul Karman liderou movimentos de luta pelos direitos das mulheres e pela democracia e paz no Iémen, antes e durante a "Primavera Árabe".

O Nobel da Paz foi concedido 91 vezes entre 1901 e 2010, celebrando este ano 110 anos de existência.
No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído a Liu Xiaobo pela sua "luta em nome dos direitos humanos fundamentais na China". A organização Human Rights Watch apelou, esta sexta-feira, à libertação de Liu Xiaobo, lembrando que, um ano depois de lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Paz, o dissidente chinês continua "injustamente preso".

Entre as figuras internacionais distinguidas em anos recentes constam Barack Obama (2009), a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e o então director Mohamed ElBaradei (2005), Wangari Maathai (2004), Kofi Annan (2001), Ximenes Belo e José Ramos-Horta (1996) e Nelson Mandela e Frederik Klerk (1993).

No total, o prémio distinguiu 121 laureados: 98 personalidades individuais e 23 organizações.

Apenas duas entidades foram distinguidas mais que uma vez: o Comité Internacional da Cruz Vermelha (1917, 1944, 1963) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (1954 e 1981).

O prémio foi repartido apenas uma vez por três pessoas: Yasser Arafat, Shimon Peres e Yitzhak Rabin, em 1994.

O Comité Nobel norueguês é composto por cinco membros designados pelo Storting (o Parlamento norueguês).

Por 19 ocasiões, o prémio não foi atribuído. A última vez ocorreu em 1972.


in JN online, 07-10-2011

Steve no paraíso

.



Cartoon de Henrique Monteiro
(07-10-2011)

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.