Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 15 de abril de 2012

Força de Reação Imediata das Forças Armadas portuguesas já partiu para a Guiné-Bissau


«A Força de Reação Imediata das Forças Armadas portuguesas, composta por uma fragata, uma corveta e um avião P-3 Orion, partiu início da tarde deste domingo para Cabo Verde, com a missão de resgatar portugueses que se encontrem em perigo na Guiné-Bissau, soube o JN.



- A força que ficará estacionada em Cabo Verde inclui um avião P-3P Orion da Força Aérea -


O Ministério da Defesa confirmou a informação.

O primeio meio a sair foi o avião P-3 Orion, da Força Aérea, que descolou da Base Aérea de Beja. Será o primeiro meio militar a chegar ao teatro das operações. O P-3 Orion é uma aeronave de patrulhamento marítimo, mas cuja tecnologia lhe dá capacidade para agir como avião espião, com possibilidade de detetar e identificar qualquer ameaça de superfície.

Às 16 horas saiu também uma fragata da classe Vasco da Gama, a corveta "António Enes" e o reabastecedor "Berrio". Este navio, embora não seja de combate, tem capacidade para abastecer uma força naval e terrestre com combustível, água, alimentos e munições. Na prática, este navio permite aumentar a autonomia de uma força e mantê-la durante mais tempo.

Fonte oficial do Ministério da Defesa afirmou à Lusa que "o objetivo desta decisão é ficarmos mais próximos da Guiné-Bissau caso venha a ser necessário proceder a uma missão de evacuação de cidadãos portugueses e de pessoas de outras nacionalidades", referiu esta fonte.»

in JN online, 15-4-2012

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.