Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Foi dito por Mário Soares: "Senhor Presidente da República demita-se e não desgrace mais Portugal"



«O ex-chefe de Estado Mário Soares defendeu, esta quinta-feira, a demissão do Presidente da República e do Governo, dizendo que o devem fazer enquanto é tempo de "irem para suas casas pelo seu pé" e evitarem "uma onda de violência".





A afirmação do ex-Presidente da República, pedindo a demissão de Cavaco Silva e do executivo PSD/CDS-PP na abertura da conferência "Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social", levantou as plateias da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo aplaudida entusiasticamente.

Mário Soares fez duras acusações a Cavaco Silva, dizendo que "o senhor Presidente da República, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, não a está a respeitar, o que é inaceitável, só protegendo o seu próprio partido [o PSD] e o seu aliado de circunstância [o CDS-PP]".

"Está longe de ser o Presidente de todos os portugueses, sendo odiado e vaiado pela grande maioria dos portugueses, que estão a viver terrivelmente. Por isso, tem medo de sair à rua e medo de falar", vincou.

De acordo com Mário Soares, "é preciso ter a consciência de que a violência está à porta" e "é isso que é necessário evitar".

"Com um Governo completamente paralisado e sem rumo, que não dialoga com o povo, e um Presidente da República que só pensa em manter o seu partido, estamos todos dias a criar o desespero e a violência. É por isso que digo que o Presidente e o Governo devem demitir-se", declarou o fundador do PS, com a plateia a gritar "demissão, demissão".

Mário Soares disse que é tempo de se demitirem "enquanto ainda podem ir para as suas casas pelo seu pé, caso contrário serão os responsáveis pela onda de violência que aí virá e que necessariamente os atingirá".

"Ninguém aceita hoje a austeridade, que está na origem de todos os males. A 'troika' é quem manda em Portugal. Que vergonha para um Estado que descobriu o mundo e que tem as suas fronteiras há mais de nove séculos", disse, recebendo nova prolongada ovação.

Neste contexto, Mário Soares reforçou o seu apelo a Cavaco Silva: "Senhor Presidente demita-se, uma vez que não cumpre a Constituição".

"Por partidarismo, este Presidente não é capaz de demitir este Governo incompetente, que está a destruir todos os dias este país. Não desgrace mais Portugal senhor Presidente da República", acrescentou.»



Fonte: JN online, 21-11-2013

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.