Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vídeo mostra como era Marte há 4 mil milhões de anos



Há cerca de 4 mil milhões de anos, Marte era um local agradável para os seres humanos - se eles existissem... Isto, pelo menos, é o que se depreende deste vídeo que a agência espacial norte-americana NASA divulgou esta quarta-feira:






Em pouco mais de um minuto a animação mostra a evolução do Planeta Vermelho do tempo em que tinha rios de água à superfície e uma atmosfera densa, até aos dias de hoje - um terreno desértico, clima ultra-seco e atmosfera rarefeita.

Como explica a Nasa na sua página do Goddard Space Flight Center, a animação é concebida a partir das mais recentes teorias do que terá sido a transformação do planeta ao longo dos milénios.

Nos últimos anos, várias sondas, tanto em órbita como na superfície, têm revelado provas de ter existido, no passado, água líquida em grande quantidade em Marte. No entanto, não existe qualquer evidência empírica de que alguma vez tenha existido vida no planeta - por isso, na simulação, não existe qualquer vestígio de fauna ou vegetação.



Fonte: DN online, 14-11-2013

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.