Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 4 de maio de 2014

'Arderam' 188 mil euros nos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos






«O Ministério Público (MP) está a investigar o desaparecimento de 188 mil euros atribuídos por organismos do Estado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM), em apenas dois anos.
O dinheiro em falta foi apurado na sequência de uma inspeção da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), cujo relatório final, a que a que a Rede Regional teve acesso, propõe o envio do processo para o MP, para apuramento de responsabilidades criminais.
Segundo conseguimos apurar, estão em causa indícios de peculato e administração danosa, entre outros crimes relativos à má gestão de dinheiros públicos.
A ação inspetiva da ANPC recaiu sobre os apoios financeiros atribuídos à corporação nos exercícios de 2010 e 2011, e que totalizam cerca de 260 mil euros.
As faturas e os documentos contabilísticos encontrados apenas justificam a movimentação de aproximadamente 71 mil euros, o que significa que está por apurar onde foram gastos os restantes 188 mil euros, numa corporação que tinha um passivo que rondava o meio milhão de euros, quando a atual direção liderada por Alírio Belchior tomou posse.
A principal visada pela inspeção da ANPC é a direção anterior, liderada por António Malheiro, que, ao fim de vários mandatos, foi praticamente forçado a demitir-se em Fevereiro de 2012, quando surgiram as suspeitas de irregularidades financeiras.
Contatado pela Rede Regional, António Malheiro garante desconhecer que existe uma investigação criminal em curso, mas diz-se "absolutamente tranquilo em relação a qualquer processo que possa existir".
"Não fui contatado por ninguém acerca desse assunto, mas posso esclarecer tudo aquilo que for preciso", acrescentou o ex-responsável.
Recorde-se que António Malheiro saiu da presidência AHBVSM num processo interno conturbado, após a demissão do então tesoureiro, o que deixou a sua direção impossibilitada de passar cheques e movimentar contas bancárias.
Quando cessou funções, 12 funcionários da associação, alguns deles bombeiros profissionais, tinham vários meses de salários em atraso, bem como subsídios de férias e de Natal.»

Fonte: Rede Regional, domingo, 4 de maio de 2014
Título do post de Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.