Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 4 de maio de 2014

União de Tomar faz hoje cem anos






«O União Futebol Comércio Indústria de Tomar assinala este domingo, 4 de maio, cem anos de existência. Uma história marcada pela primeira divisão de futebol na década de 1960 e a contratação de Eusébio, alguns anos depois.
O jantar comemorativo do aniversário realizou-se no pavilhão municipal de Tomar na noite passada mas as comemorações já começaram, em 27 de abril, com a realização do Trail Nabantino, organizado pela seção de atletismo.
De 3 a 10 de junho irá decorrer uma exposição dedicada aos 100 anos do clube. Entretanto, a 7 de junho realizar-se-á mais uma edição - a 7ª - do Torneio Internacional dos Templários. Uma Gala, em   principio, em 20 de setembro encerrará as comemorações.
Um dos destaques do programa será a apresentação, a 3 de Junho, do Livro do Centenário, preparado por Leonel Vicente, uma obra com cerca de novecentas páginas que será um retrato fiel da história do clube.
O União de Tomar, cuja equipa de futebol sénior disputa, atualmente, a 1ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, é a filial nº 1 do Belenenses.
Na época de 1977/78 chegou a ter, como jogador, o falecido Eusébio, então, já no final da sua carreira, assim como o antigo internacional Simões, ex- jogador do Benfica.
Do seu palmarés constam 6 presenças no então campeonato nacional da 1ª divisão (1968/69, 69/70, 71/72, 72/73, 74/75 e 75/76), além de 16 presenças no campeonato da 2ª divisão nacional.
Em 1964/65 foi campeão nacional da 3ª divisão nacional, além de também ter vencido por 2 vezes a série D da 3ª divisão nacional.
Com 300 atletas no futebol e mais 100 no atletismo, o clube vive o momento possível, tendo em conta a conjuntura económica e os meios e estruturas disponíveis, e muito graças ao amor à camisola.

Politécnico intervenciona espólio do União de Tomar
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através do seu Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras, restaurou 23 taças das mais emblemáticas e representativas para a história centenária do União de Tomar, que integram a Exposição 100 anos do União de Tomar.
A direcção do clube solicitou a colaboração do IPT para a conservação e restauro de 23 taças do seu vasto espólio de troféus. A intervenção no Laboratório de Conservação e Restauro de Madeiras, aconteceu no âmbito da unidade curricular de Conservação e Restauro 5, da Licenciatura em Conservação e Restauro, com a colaboração dos alunos do curso sob a direção técnica do docente responsável.
Fernando Antunes, o docente responsável, sobre o trabalho efetuado esclarece que “após o levantamento preliminar do estado de conservação de grande parte da colecção dos troféus do UFCIT, o conjunto das 23 taças com os seus corpos metálicos e bases foram, em primeiro lugar, higienizadas, através da limpeza de depósitos de partículas e sujidades diversas, e as bases em madeira foram desinfestadas/imunizadas.”
Após estes procedimentos, a intervenção dividiu-se em dois campos de atuação, por um lado o tratamento das placas das inscrições e corpos metálicos dos troféus e, por outro lado, o tratamento das bases em madeira, e de outros tipos de materiais como pedra, resina plástica, papel, tecido, cerâmica, e aglomerados de média densidade de fibras madeiras, que integravam estes troféus.»


Fonte: Rede Regional, 4 de maio de 2014

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.