Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Quando pensa em Eanes, Sampaio da Nóvoa está a pensar criar um partido político no Palácio de Belém?


"Penso em Eanes quando penso na minha candidatura"

(Sampaio da Nóvoa em entrevista ao Jornal de Notícias)



Ora, veio-me à memória aquele dia do ano de 1980 em que Mário Soares decidiu retirar o apoio à recandidatura de Eanes à Presidência da República. 

Como a vontade dos restantes membros do Secretariado (Zenha, Constâncio, Guterres, entre outros, que ficaram para sempre conhecidos como membros do ex-Secretariado) do Partido Socialista - Sede Nacional era contrária à sua, Soares abandonou o cargo de Secretário-Geral do partido.




Também me veio à memória que Eanes não resistiu à tentação de criar, a partir do Palácio de Belém, um partido político, o PRD, que obteve 17,92% nas Legislativas de 1985, que dividiu o eleitorado Socialista, e valeu a maior humilhação eleitoral do PS (20,77%), com Almeida Santos a dar a cara como "candidato" a primeiro-ministro.






Quando pensa em Eanes, Nóvoa estará a pensar em repetir aquela proeza? 

O que é feito da memória de Mário Soares? 
O que é feito da memória colectiva do Partido Socialista?




Imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.