Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 14 de maio de 2016

Golpe Político VS Democracia Representativa e Constitucional; no Brasil e em Portugal



Na generalidade, as pessoas que em Portugal consideram que o Governo de António Costa é Constitucionalmente legítimo, uma vez que é suportado pela maioria dos Representantes do Povo (Deputados da Assembleia da República) são as mesmas que dizem ter acontecido um Golpe Político no Brasil, em relação a uma decisão tomada pela mesma Democracia Representativa, ou seja, Câmara de Deputados e Senado.
A saber:
Em Portugal, nas Legislativas de 2015, o meu amigo António Costa, candidato a primeiro-ministro (sim, nas eleições internas do PS, eu votei em António Costa, como candidato do PS a primeiro-ministro), foi inquestionavelmente derrotado pelo povo português nas urnas. Ainda assim, conseguiu garantir uma maioria de deputados na Assembleia da República que constitucionalmente lhe tem garantido apoio parlamentar.
Ou seja, António Costa, através de um Golpe, conseguiu que PS, PCP e Bloco de Esquerda garantissem a sua sobrevivência politica através da legitimidade da Democracia Representativa e Constitucional.
No Brasil, no dia 5 de outubro de 2014, Dilma Rousseff foi eleita Presidenta da República com o apoio de cerca de 55 milhões de brasileiros. Porém, decorrido cerca de um ano e meio, a maioria dos representantes que constituem a Democracia Representativa e Constitucional deliberou, na Câmara de Deputados e no Senado, suspender o seu mandato, com o argumenro de que a Presidenta cometeu falhas graves, que constitucionalmente poderão levar à perda de mandato.
Chegado aqui, parece-me que, para alguns portugueses, a Democracia Representativa e Constitucional que funcionou em Portugal, no Brasil é um Golpe Político contra a Democracia e Constituição.
Ora, "Não bate a bota com a perdigota".
Sábado Feliz para Todos Nós! :)


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.